sexta-feira, dezembro 14, 2007

MASSOTO


Começo por fazer um refogado. Enquanto a cebola está a alourar coloco um pouco de pimento verde (não muito). Quando a cebola alourou, coloco então o bacon, deixando-o fritar um pouco. Acrescento um pouco de cogumelos, e posteriormente mais um pouco de pimento (tanto verde, como vermelho). Vou colocando vinho verde de modo a não deixar queimar e para deixar um certo gosto. De frisar que isto é efectuado tudo com o lume no máximo, de modo a que o vinho também vá evaporando depressa. Coloco mais um pouco de cogumelos. Vou temperando também a meu gosto, com pimenta branca, sal marinho, noz-moscada e orégãos (Isto vai sendo colocado também durante o cozinhado, mais que 1 vez mas sem ser em excesso, mas obviamente parte do gosto de cada pessoa, podendo ser utilizadas outras especiarias). Coloco mais um pouco de cogumelos e pimento, e acrescento já talvez 2/3 do milho (um pouco menos talvez). Vou tendo sempre atenção para que não queime, virando constantemente a comida e acrescentando um pouco de vinho branco. Coloco ½ da quantidade de azeitonas, e mais um pouco de milho (assim como o resto de cogumelos e pimento). 

 Pouco depois, deito a polpa de tomate, juntamente com o resto das azeitonas e milho. Vou virando de modo a misturar bem, e acrescentando a polpa de tomate até achar suficiente (não tenho uma quantidade exacta, apenas a suficiente para quando misturar com a massa, esta ganhe um tom mais alaranjado). Após a polpa de tomate, o vinho já não será necessário, deixa-se um pouco ainda com o lume no máximo misturando-se bem a comida, e para o excesso de “água” vá evaporando. Depois, coloca-se em lume brando enquanto a massa acaba de cozer. O tempo de confecção acabará por ser o mesmo do tempo de cozedura de massa, começando-se o refogado no mesmo momento em que se começa a ferver a água para a massa. Vai-se tendo sempre atenção para a comida não queimar nem ficar agarrada ao wok (ou tacho). Quando a massa está pronta, desliga-se tudo, escorre-se a massa e vai-se despejando para o wok enquanto se vai misturando. Durante a mistura, vai-se deitando cubos pequenos de queijo flamengo, assim como queijo ralado de modo a ficar-se com fios de queijo derretido. Assim que estiver tudo convenientemente misturado pode-se levar à mesa.

Com os ingredientes previamente cortados, a confecção do “massoto” não leva mais que 30 minutos.Esta receita foi o meu filho que lhe deu o nome de Massoto em vez de rissoto(sorrisos) é ele que faz...eu só como feita por ele...já fiz e não me sabe tão bem...foi ele que fez.