domingo, janeiro 04, 2009

O MEU PERU


Bem peru já fiz de muitas maneiras. Mas inteiro e recheado foi a primeira vez! Lá andei eu na pesquisa nos livros de culinária. Há sempre uma primeira vez para tudo. Retirei um pouco de cada e fiz à minha maneira. Mas uma coisa digo ficou uma delicia nada seco como eu estava à espera.(Talvez pelo truque de 1 dia antes lavar muito bem o dito e separar a pele do peito com as mãos e colocar margarina,(usei manteiga) dentro do peito). Mas os livros enganaram-me dizem 1 hora por quilo. O meu tinha 5 kilos claro teriam que ser 5 horas. (Menino/a(s) só esteve perto de 3 horas e digo nem precisava de tanto. O meu forno ou é turbo ou não sei! Saiu um pouco chamuscado. E como ficou o forno? Ui,1 hora para o limpar. Acabou! Experimentei mas tenho uma leve impressão que me fico por aqui. Vamos lá à receita
Ingredientes:
-1 peru de 5 kilos (foi o mais pequeno que encontrei)
-margarina (usei manteiga)
-2 dl de vinho branco
-2 dl de azeite
-sal e pimenta
-1 saco de plástico grande (para guardar o bicho no frigorífico de um dia para o outro)
Lava muito bem o dito e claro retira algumas penitas que trazem. Levanta a pele do peito do dito com as mãos e coloca bocados de margarina dentro. Depois besunta com sal e pimenta por dentro e por fora. Pincela com o azeite também por dentro e por fora. Coloca no saco de plástico e deita o vinho por cima, fecha o saco e leva ao frigorífico durante 24 horas. Antes de ir para o forno faz o recheio.
Recheio:
-os miúdos do dito cozidos e cortado miudinho
-1 lata de azeitonas às rodelas verdes
-1 lata de milho
-bacon (cortado miudinho)
-1 cebola
-3 colheres de (sopa) de margarina
-100 gr de ameixas secas pretas sem caroço cortadas aos bocadinhos
-2 colheres (sopa) de farinha de milho (usei a farinha em vez de miolo de pão)
Num tacho pica a cebola e o Bacon e junta a margarina e leva ao lume até a cebola estar translúcida. Junta as azeitonas, os miúdos o milho e as ameixas. Envolve bem e junta a farinha. Depois de a farinha estar cozinhada reserva. Agora vamos à montagem. Retira o bicho do frigorífico de dentro do saco e recheia. Com uma agulha e fio de cozinha coze o dito. (Claro o fio eu tinha mas agulha com buraco grande eu não tinha . Pensei: (mal claro,) fecho com palitos e, assim fiz. Levei ao forno a 200ºC, e fui pincelando com sumo de laranja misturado com mel. Ao fim de pouco começo a ver o dito a mexer-se no forno . Parecia que tinha vida e os palitos a saírem e o recheio claro também saiu algum:((( A laranja e o mel seria para ficar lourinho!!! O meu parece que levou um escaldão. Quando assado eu trinchei o dito e comeu-se com batatinhas assadas e salada. O recheio com o peru ficou com um sabor agridoce muito agradável. Mas o aspecto para mim ficou deplorável. Até tinha feito aqueles sapatinhos branquinhos para colocar; mas a desilusão foi tal que até me esqueci. Quando cheguei com a travessa de volta para a cozinha é que vi que me tinha esquecido de o enfeitar com os ditos sapatinhos e as rodelas de laranja. Pronto, para a próxima eu já não faço de todo!!!