domingo, junho 29, 2008

TARTE DE LIMÃO





Bem, depois da minha ausência, comecei logo com uma tarte. Esta receita é do livro«As 100 mais famosas sobremesas do mundo». É uma receita da Grécia um país que eu adoro.

Os "Gregos utilizam o limão nos pratos e doces tradicionais. Os limões são conhecidos na Grécia desde as épocas mais remotas. Hoje em dia, são um dos ingredientes mais utilizados na cozinha deste país. Esta é uma tarte leve, ideal para o Verão. Se desejar pode utilizar laranjas em vez de limões. No entanto um pouco de sumo de limão continua a ser imprescindível para apurar o sabor."

Vamos á receita:
Para a massa quebrada:
-220 g de farinha
-110 g de manteiga
-1 pitada de sal
-50 g de açúcar em pó
-1 gema de ovo.
Para o creme de limão:
-2,5 dl de leite
-30 g de açúcar
-3 gemas de ovo
-30 g de maisena
-sumo de 1 limão e raspa de 2 grandes

Para a massa de merengue:
-5 claras de ovo
-150 g de açúcar
-100 g de açúcar em pó.

1-Coloque a farinha numa tigela e faça uma cova no meio. Deite aí a manteiga em pedacinhos, o açúcar, a gema e o sal. Prepare a massa quebrada. Com a massa, forme uma bola, envolva-a em folha de alumínio e deixe-a a repousar durante 1 hora no frigorífico.
2-Com o rolo, tenda a massa e forre a forma. Pressione-a contra as bordas da forma e corte a massa que sobrar. Leve a forma a cozer, com papel vegetal e cubra com feijão seco. Leve ao forno previamente aquecido(190ºC,) durante 15 minutos. Retire o feijão e o papel e deixe cozer durante mais 10 minutos, até ficar com um tom dourado.
3-Para preparar o creme, ferva o leite com o açúcar. Bata as gemas de ovo com a maisena, adicione 1 a 2 colheres do leite quente, mexa bem e ligue esta mistura com o leite, continuando sempre a mexer com a vara de arames. Deixe que o leite ferva bastante tempo. De seguida, junte o sumo e a raspa da casca de limão.
4-Entretanto, numa tigela sem ponta de gordura, bata as claras em castelo. Pouco a pouco, vá adicionando o açúcar, continuando sempre a bater as claras, até obter um creme consistente. Com uma espátula de madeira, misture o açúcar em pó previamente peneirado. Junte metade das claras em castelo ao creme de limão, continuando sempre a bater com a vara de arames. Deixe que todo este preparado ferva de novo .
5-Deite o creme de limão quente sobre a base de massa quebrada da tarte. Alise bem a superfície. Barre o resto das claras em castelo sobre a tarte. Leve-a ao forno previamente aquecido. Coloque a tarte debaixo da grelha até que as claras em castelo fiquem ligeiramente dourado...