sábado, julho 19, 2008

DOBRADA COM GRÃO E FARINHEIRA

Eu já tinha postado aqui a minha dobrada com feijão branco. Eu sei que está muito calor. Mas o marido adora estas comidas em qualquer altura do ano. Então disse-me apetecia lhe dobrada. Ok, fiz só para ele o filho não gosta. A filha diz: não me apetece! Um daqueles dias que quando olho para a mesa parece que foi pedido à lista. Mas fico feliz! Porque não consigo obrigar a minha família a comer o que não gosta. Prefiro ter mais trabalho. Vamos à receita:

Ingredientes:
-Dobrada.
-2 Farinheiras.
-Grão.
-1 Chouriço.
- 2 Cenouras.
-1 Cebola.
-Louro,sal,piripiri
-azeite.

Lavei a dobrada muito bem com água e vinagre. Cozi na panela de pressão com um pouco de sal. Quando cozida corto aos bocados e reservo. Cozi o grão e reservei. Cozi as farinheiras e cortei uma às fatias. A outra retirei a pele e desfiz a dita na própria água. Reservei. Num tacho de barro piquei a cebola,cortei o chouriço às rodelas e as cenouras e o louro. Juntei azeite vai ao lume a cozinhar até a cebola estar translúcida. Juntei a dobrada e baixei o lume para o mínimo. Deixei misturar os sabores deitei um pouco da água da farinheira. Deixei a dobrada cozinhar mais um pouco. Juntei o resto da água e o grão. Deixei cozinhar sempre em lume brando rectifiquei o sal e deitei o piri-piri e deixei apurar. Juntei as rodelas da farinheira e apaguei o lume,tapei o tacho e acabou de apurar. Pronto escusado será de dizer; quando o marido quando chegou a casa e se sentou para o jantar, se deliciou...