terça-feira, janeiro 06, 2009

UM BACALHAU A GOMES DE SÁ EM HOMENAGEM AO CUPIDO



Eu tive que alterar o nome da receita porque o Cupido alterou a dita!!! Como acho que o mérito desta receita é do Cupido. Tive que virar a homenagem de Gomes para Cupido. Bem cá estou eu a dizer a minha justiça...Uma maravilha mesmo. Cupido o meu filho não come bacalhau! Mas quando eu disse: receita de Cupido! Disse logo: quero experimentar! Comeu e repetiu fiquei de boca aberta. Realmente essa cabeça deve estar sempre a misturar ingredientes. Que digo-te receita aprovadissima e a repetir!!!Vamos à receita:
Escalfar as postas de bacalhau retirar espinhas e peles; desfiz em lascas e deixei a marinar no leite que fervi com louro e alho durante uma hora.Cozi batatas, nabos, grelos ,cenouras e ovos. Reservei;no tacho de barro, deitei azeite, alho cebola roxa (a minha foi branca não tinha cá a dita) e pimento vermelho; deixei a confintar (adoro este termo) abaixei temperatura. Juntei pimenta. aumentei o lume e juntei o bacalhau. Deixei levantar fervura e adicionei os vegetais, mexendo com uma colher de pau. À medida que os sabores e texturas iam ligando, adicionei um pouco do leite da marinada do bacalhau, mexendo sempre, mas sem desfazer os vegetais. Juntei os ovos cozidos cortados grosseiramente e azeitonas pretas (as minhas eram sem caroço): deixei um bocado em lume brando e levei ao forno pré-aquecido a (210 ºC) para alourar. Obrigado Cupido por partilhares estas misturas divinas!!!