sexta-feira, fevereiro 06, 2009

BOLO BOM







Este bolo já faço há mais de 20 anos, é um bolo que eu costumava fazer doce de ovos e recheava e cobria. Claro agora com o blogue até esqueço-me de fazer os meus antigos bolos.  Desta vez fiz simples só cobri com açúcar em pó. É mesmo uma delicia simples para servir com um cházinho quente ou ao fim duma refeição. Servir com o café e um licor para quem gosta.  Esta receita é dum livro que eu tenho de" Cozinha Regional Portuguesa" da Maria Odette Cortes Valente. Eu vou colocar a receita tal e qual o livro mas vou colocar as minhas alterações.

Ingredientes:
-250 gr de açúcar
-125 gr de amêndoas (usei 350 gr)
-4 ovos (usei 6 ovos)
-50 gr de pão ralado
-50 gr de farinha de trigo(não usei)
-1 colher de (chá) de fermento em pó (usei uma colher de (sopa)
-60 gr de manteiga (usei 150 gr de manteiga)
Misturam-se as gemas com o açúcar, a manteiga derretida e a amêndoa com pele passada pela 1-2-3 (eu nunca deixo em pó gosto de encontrar bocadinhos de amêndoa) batendo muito bem. Depois junta-se o pão ralado, a farinha (não usei) com o fermento e por fim as claras em castelo, só envolver. Vai ao forno a cozer em forma untada e polvilhada de pão ralado.Já sabe o teste do palito. No meu forno a 180ºC, leva 35 minutos e eu a meio da cozedura coloco uma folha de papel de alumínio...

Estou no Facebook aqui!