segunda-feira, março 16, 2009

BIFE COM UM MOLHO ASSIM PARA O ESQUISITO E A ACOMPANHAR BATATAS DE POBRE



A receita das batatas de pobre retirei dum dos meus livros de "Cozinha Regional Portuguesa" de Maria Odette Cortes Valente.
Receita:
Cozem-se as batatas com pele. Pelam-se e esmagam-se com um garfo. Faz-se um refogado com 1 cebolinha 3 dentes de alho picados e azeite quando a cebola está translúcida colocar 1 colher de chá de colorau e envolver bem. Juntar sal as batatas e envolve-se bem.
Agora como fiz os bifes só esborrachei uns alhos e deitei nos bifes e deixei durante 4 horas. Numa frigideira coloquei manteiga e deitei os bifes com os alhos e deixei alourar de um lado e outro.Retirei e reservei os bifes. Retirei os alhos da frigideira e em lume forte juntei um cálice de vinho de Porto e com uma colher de pau mexi bem dos lados e juntei uma chávena de café (ou seja tirei uma bica) mexi muito bem juntei 2,5 dl de leite com uma colher café de maizena e envolvi muito bem temperei com sal e pimenta e juntei os bifes e o molho que os ditos deixaram e deixei  se envolverem (nadar) neste molho e depois é só servir.

Notas:o meu pessoal adora este molho que faço no bife. Agora as batatas o meu provador oficial (filho) adorou primeiro ficou a olhar porque ele adora puré e eu costumo fazer com este bife. Quando viu a cor torceu o nariz, mas quando provou disse logo: é mesmo bom!