terça-feira, março 24, 2009

BOLO DE LARANJA ENCHARCADINHO





Este bolo é uma receita de sempre, desde que comecei a fazer bolos. Quando os filhos eram pequenos eu fazia muito por causa de levar muita laranja e eles gostarem.  Vamos à receita:

Ingredientes:
-150 gr de manteiga
-300 gr de açúcar
-250 gr de farinha
-sumo e raspa de 2 boas laranjas
-1 colher de (sopa) de fermento
-5 ovos
Calda:
-sumo de 2 boas laranjas
-5 colheres de (sopa) de água
-80 gr de açúcar
Preparação do bolo:
Liga o forno a 180ºC. Unta e polvilha uma forma (ao gosto de cada sem/ou com buraco) eu uso sem buraco. Bater muito bem a manteiga com o açúcar e juntar as gemas. Junte a raspa e o sumo das laranjas alternando com a farinha peneirada com o fermento. Bata mais um pouco. Envolva as claras batidas em castelo devagar. Quando tudo bem misturado deita na forma e leva ao forno 40 minutos (claro o teste do palito) se usarem forma de buraco leva menos tempo.

Agora vamos à calda: junta num tacho o sumo,  água e o açúcar e leva ao lume até derreter bem o açúcar sem nunca deixar de mexer. Quando o bolo está cozido desenforma e depois ops vai para dentro da forma outra vez. Pica o bolo todo com um garfo (ou palito como quiserem) claro eu vou de garfo e deita a calda por cima do bolo todo. Fica ainda com calda dos lados da forma mas não se preocupe. Enquanto o bolo arrefece absorve a calda toda.

Notas: é um bolinho que fica mesmo muito húmido e aguenta muito tempo sem secar( claro se aguentar) cá em casa é vapt-vupt.

Estou no Facebook aqui!