quarta-feira, abril 15, 2009

BOLO DE MANTEIGA




Este bolo faço desde que os filhos eram pequenos e era sempre a base dos bolos de aniversários deles! Está aqui dois palhaços que era o que a filha adorava mas fiz um campo de futebol etc. Era o que eles queriam na altura. Nunca comprei bolos de aniversários era eu sempre que fazia os mesmos e sobremesas. Era um bolo que não fazia mal às crianças porque não levava cremes. É um bolo que eu sempre fiz a olho como maior parte de tudo o que faço mas este  tive o cuidado de ir pesando para colocar as medidas certas. Claro que eu quando duplico a receita...não quer dizer que duplique os ingredientes todos principalmente a farinha roubo sempre. Mas vamos a esta receita.

Ingredientes:
-6 ovos
-250 g de manteiga (eu só uso mesmo manteiga nos bolos ou sobremesas)
-280 g de açúcar
-180 g de farinha
-1 colher de chá de fermento em pó
Unta uma forma e polvilha com farinha . Reserva. Numa tigela bate as gemas com o açúcar com uma vara de arames até a mistura estar esbranquiçada. Junta a manteiga derretida em banho -Maria e envolve bem. Junta a farinha com o fermento peneirado e volta a envolver muito bem . Junta as claras batidas em castelo e envolve sem bater. Deita na forma e vai a forno pré-aquecido a 180º até fazer o teste do palito e sair limpo. No meu forno demorou 25 minutos. Depois é servir simples ou fazer a cobertura ao seu gosto. Este servi com chocolate à parte.

Estou no Facebook aqui!