sexta-feira, maio 01, 2009

CARNE DE PORCO ASSADA COM PÊSSEGOS





Esta receita retirei do Jamie como sabem eu adoro a maneira deste jovem cozinhar e receitas! Claro fiz umas alterações, do tipo de carne e cozedura da mesma...
O Jamie diz"porco, pêssegos, manteiga e tomilho é uma das combinações mais suculentas que já provei" Tem de experimentar. Eu como sou uma mulher muito bem mandada (claro só às vezes) ... concordo em pleno com o jovem é simplesmente de outra dimensão!!!
Ingredientes:
-1 lombo de porco de preferência biológico (qual biológico...) usei uma peça da pá
-1 mão-cheia de tomilho, usar só as folhas, picadas
-200 g de manteiga
-sal e pimenta preta moída na hora
-8 pêssegos frescos (ou 2 latas de conserva) usei os de lata cortado ao meio
Aqueça o forno a 220ºC. Com uma faca, afaste cuidadosamente a carne dos ossos. Esmague o tomilho picado com a manteiga e os temperos. Esfregue na peça e introduza um pouco na abertura que fez enfie lá dentro o maior número possível de pêssegos e acabe com mais um pouco de manteiga aromatizada. Para manter a carne e os ossos juntos e para manter os pêssegos no lugar, dê umas voltas com um cordel em 2 ou 3 pontos da peça e ate bem. (Eu dispensei esta parte porque tive uma pequena conversa com o bichinho e disse: não sai nada daqui!)Ponha num tabuleiro de assar com os pêssegos que lhe sobraram e outros legumes que queira cozinhar-batatas, nabos, aipo, ou heliantos são óptimos,e asse 50 minutos a 1 hora deixando repousar 10 minutos antes de servir. Bem a minha alteração na cozedura deveu-se à minha curiosidade (claro. sou mulher...) Nesta receita do Cupido e como eu nunca tinha feito. O porco esteve envolvido/selado em folha de alumínio no forno a 90ºC. durante 5 horas (claro não precisava de tanto para a próxima já sei). No fim desembrulhei o porco e juntei uma batatinhas novas e nabo cortado e o resto dos pêssegos e levei de novo ao forno a 220º C Esteve lá até assar as batatinhas e alourar o bichinho. A acompanhar fiz uns grelos de nabo cozidos simplesmente. E claro só tenho a agradecer ao Cupido. Por passar estas dicas que simplesmente é divino e concerteza vou repetir sempre que asse carne no forno e tenha tempo.