sábado, maio 23, 2009

SOPA DE CHOCOLATE COM GELADO DE HORTELÃ, AZEITE E FLOR DE SAL. PARA QUINTA DO NOVAL LBV 91 [PARCEARIA II]#20#






"Há sempre a possibilidade de quebrar as normas. Quando o azeite e o sal estavam reservados ao tempero de pratos salgados, eis que surge uma sobremesa que os adopta, e logo para os misturar com chocolate! Quem ousar experimentá-la, verificará que o efeito do sal marinho e do azeite no chocolate é surpreendente, pois faz ressaltar as matizes mais subtis do seu sabor"

Claro que me lembrei de desafiar o Cupido para esta parceria. Eu escolhi o gelado, ele o vinho que como sabem, basta visitar o cantinho Garficopo para ver como percebe de vinhos e como sabe muito bem "casar" os sabores das suas receitas. Claro, que o desafio foi logo aceite e pensou num Porto...não num vintage, mas num LBV,da Quinta da Noval, feito na vindima de 91.

Ingredientes:
Para a sopa:
-150 g de chocolate (72 por cento de cacau)
-5 g de açúcar invertido (usei 7 g)
-250 ml de leite
-60 ml de natas
Para o gelado:
-30 g de gemas (2 gemas)
-40 g de açúcar
-250 ml de leite
-4 folhas de hortelã
Para servir:
-azeite (usei o Esporão extra virgem)
-flor de sal

1-Parta o chocolate aos pedaços e coloque-o num recipiente.

2-Ferva as natas com o leite, verta a mistura lentamente sobre o chocolate e acrescente o açúcar invertido. Mexa até emulsionar bem todos os ingredientes. Coloque no frigorífico.

3-Para fazer o gelado, comece por bater as gemas com o açúcar e um pouco de leite até obter um creme esbranquiçado; ferva o resto do leite com a hortelã, coe e misture ao preparado anterior; leve novamente ao lume até o creme se agarrar á colher.
Colocar a mistura pela abertura da tampa da sorveteira a trabalhar durante 15 minutos.

Mais uma receita retirada "Paixão pelo Chocolate"

Estou no Facebook aqui!