domingo, junho 28, 2009

CHILI DE AZUKI PARA TIRAR TEIMAS



Eu vendo falar tão bem na blogosfera, do feijão Azuki, fiquei com curiosidade de experimentar. Mas, depois de ver o post do Cupido resolvi logo fazer um chili sem medo. Que como sabem é uma cozinha que eu gosto e tudo o que sai de lá é realmente muito bom mesmo. Mas realmente o meu provador oficial "filho" não aprovou o Azuki e eu também não...em relação ao nosso feijão encarnado deixa muito a desejar. Então em conversa com o Cupido sugeri que fizesse o chili dele com o Azuki. Vamos à minha receita...
Deixei de molho o feijão durante 8 horas. Depois cozi com água 3x a quantidade do feijão, quando cozido reservei. Num tacho piquei 5 dentes de alho e juntei azeite . Deixei só o alho deitar o seu sabor sem alourar. Juntei a carne picada com um chouriço (metade de porco metade de vaca) e deixei a carne cozinhar em lume brando. Quando cozinhada deitei o meu molho de chili, deixei cozinhar mais 3 minutos e juntei o feijão temperei com piri-piri e deixei cozinhar só até harmonizar os sabores.
MOLHO DE CHILLI:
-1 cebola grande
-4 dentes de alho
-1 lata de tomate grande
-azeite
-vinho branco
-manjericão
-oregãos
-sal 1 colher de café
-1 colher de café de açúcar (por causa da acidez do tomate)
Num tacho pica a cebola e os alhos. Junta o resto dos ingredientes e leva a cozinhar em lume brando até cozinhar e reduzir. Depois é só passar com a varinha.