segunda-feira, junho 29, 2009

DOCE DE PÊSSEGOS




Fui a Coimbra. Claro, que quando lá chego é vestir assim uma roupa mais para o pronto...  :) e subir às árvores, claro com escadas, mas de vez em quanto estou encavalitada nos ramos ok, qualquer dia catrapúz chão com ela (eu). Mas até lá à que usufruir daquilo que eu gosto mesmo. Eu noutra encarnação devo ter sido agricultora entre outras coisas:)).Sou uma mulher muito diferente...perguntem-me: Isabel queres ir para um "centro comercial" às compras ou ir para uma quinta (quintal) como quiserem chamar! Claro, que eu nem hesito "quinta"(quintal) é uma das minha felicidades andar à fruta e comer da árvore sem lavar, (claro que a fruta que tenho em Coimbra não tem químicos nenhuns, só mesmo os da atmosfera)... eu para variar andei às ameixas, abrunhos, alperces e pêssegos .Os pêssegos que eu apanhei dizem que o tipo deles são de Alcobaça. Ok, para mim não me interessa de todo a origem deles, para mim são de Coimbra que foi de onde eu os trouxe:) os que eu compro aqui se dizem que são de Alcobaça eu acredito nem coloco dúvidas de onde vem, pois, nem fui eu que os apanhei, nem viajei com eles o que não foi o caso destes. Mas deixando de conversas e passando ao ato resolvi fazer doce de pêssego porque apanhei bastantes e claro se não se come estragam-se e eu detesto de todo que se estrague seja o que for.


Ingredientes:
-3 kg de pêssegos descascados
-2,5 kg de açúcar amarelo
-sumo de meio limão
Fiz assim, pelei e cortei os pêssegos aos quadradinhos levei ao lume com água. Quando levanta fervura eu marco 5 minutos e desligo o lume. Escorro os ditos e volto a colocar no tacho com o sumo de limão e açúcar. Levo de novo ao lume sempre a mexer até fazer ponto de estrada. Depois é colocar em frascos esterilizados, e claro deliciar-se...


Notas: se quiser passar o doce com a varinha-mágica. Pode passar mas, depois tem que levar de novo ao lume e ferver de novo. Eu claro que nunca faço isso em nenhum doce, porque gosto de encontrar os pedacinhos de fruta.