quarta-feira, junho 03, 2009

PANNACOTTA





Esta receita é do meu livro "Os Doces da Io"

"Pannacotta (natas cozidas) é uma sobremesa de "Piemonte"

"Este doce é um clássico da doçaria italiana.
Fácil de fazer e francamente agradável.
Também pode preparar em forminhas individuais"

Agora resolvi fazer a "verdadeira" que não deixa de ser uma das mais "sublimes". Eu sinceramente acho esta sobremesa "magistral"... apesar de a ver na blogosfera muito mal tratada.
Bem, como sabem eu já fiz de chocolate e de morango...

Ingredientes:
-1 L de natas
-200 g de açúcar
-3 folhas de gelatina
-2 colheres de (sopa) de rum branco
-1 vagem de baunilha
Ferver as natas com o açúcar e a vagem de baunilha cortada a todo o comprimento, durante dez minutos. Juntar a gelatina previamente demolhada. Continuar a mexer. Mergulhar o tacho em água fria para arrefecer mais depressa. Juntar o rum, retirar a vagem e guardá-la dentro do açúcar para uma próxima vez. Pincelar uma forma com buraco com rum.Verter o preparado. Deixar arrefecer e, só depois de estar frio, levar ao frigorífico, durante, pelo menos 3 horas (eu gosto de deixar de um dia para o outro).

Notas: pode cobrir com caramelo (claro caseiro). Eu não enfeitei com nenhuma cobertura porque cá em casa é ao gosto do freguês. Os filhos, para eles preferem a cobertura de chocolate, para mim preferi com o doce de cerejas.

Estou no Facebook aqui!