sexta-feira, junho 26, 2009

SARDINHAS À MIRAMAR


Sardinhas é um dos peixes que eu adoro mesmo...então ando sempre a ver novas maneiras de as fazer, já que assadas na grelha só as como fora de casa. Então há uns anos fui comer a um restaurante que tinha sardinhas à miramar e eu claro pensando que eram assadas pedi logo 😄 claro, quando eu vejo o empregado com um tacho de barro estranhei, mas não dei parte fraca. 😎 Quando comecei a comer as ditas que vinham acompanhadas com batatas cozidas e grelos de couve cozidos, ui, isto é mesmo bom. Claro comecei a comer e a ver os ingredientes que devia levar...claro que passados uns dias fiz logo e não é que me saiu na perfeição. Então vamos à receita (que eu não sei se será assim a receita, mas que eu faço e digo é mesmo excelente).

Ingredientes:
-sardinhas
-dentes de alho
-grãos de pimenta preta
-1 ramo de salsa
-folhas de louro
-200 ml de vinagre
-100 ml de azeite

Retiro as cabeças, tripas e escamas das ditas. Reservo. Num púcaro de barro (se não tiver pode fazer num tacho de barro) coloco uma camada de sardinhas alternadas com dentes de alho cortados às tiras, os grãos de pimenta, a salsa picada e o louro. Nova camada de sardinhas e assim sucessivamente. Sobre este preparado deita-se o azeite e o vinagre. Leva-se ao forno pré-aquecido 250ºC durante 25 minutos. Mais uma receita das ditas assadas no forno...