quarta-feira, julho 15, 2009

TRUTA NO FORNO COM AMÊNDOAS



A minha filha quando tinha uns dois anos adorava truta. Naquela altura eu só encontrava a dita numa charcutaria que havia na rua do Carmo antes do incêndio...claro que custava bastante caro há 28 anos eu até tenho vergonha de dizer quanto dava por um peixinho . Mas a filha gostava e eu todas as semanas lá ia comprar a truta da menina. A minha filha com 2 anos comia uma truta de quase um kilo sozinha, gostava mesmo. Ainda me lembro de como eles tinham a dita em caixa e com folhas de couve por baixo, e não estava em frigorífico e que era fresca era...ok não havia a ASAE. Isto tudo para dizer que a filha agora que o peixinho até é baratinho manda-me comer a mim o dito, e eu que remédio tive que comer não ia deitar fora. Só que resolvi fazer diferente e fiz assim...


Coloquei numa frigideira. Uma cebola pequena picada, 1 dente de alho picado um pouco de salsa picada e 3 colheres de sopa de azeite, levei ao lume bem baixo até começar a sentir o odor da mistura. Depois juntei um iogurte natural com uma colher de sobremesa de maisena bem misturado. 1 colher de sopa de mel, 60 ml de vinho branco, sal e pimenta deixei levantar fervura durante 2 minutos. Coloquei a truta arranjada num tabuleiro e cobri com o molho levei ao forno pré-aquecido a (200ºC) durante 12 minutos. Coloquei no prato de servir e cobri com amêndoas laminadas e levemente torradas. Notas: eu acompanhei com uvas brancas cortadas ao meio sem grainhas...e até foi uma experiência muito interessante, que vou repetir, apesar de não ser apreciadora deste peixe.