terça-feira, setembro 08, 2009

AÇORDA DE TOMATE NO FORNO


Açorda é das comidas que eu adoro! Quando engravidei da filha até aos 3 meses o meu almoço foi sempre açorda. O meu marido deixava-me em casa dos meus pais e a minha mãe perguntava-me: o que queres para o almoço? Açorda mãe! Está bem, a mãe faz para ti, não!!! Se for só para mim não merece a pena dizia eu. Lá a minha mãe também tinha que comer açorda :) engordou a Isabel (da gravidez 30 kg) e a mãe da açorda :). Mas comi açorda de todos os sabores e feitios. A minha mãe já não sabia de que sabor havia de fazer, claro quem estava gravida era eu, coitada da minha mãe enjoou açorda. Quando nasceu a minha filha, ao fim de 1 mês estava eu com o peso normal a vestir o 36/34, deixemo-nos de conversas e vamos à receita.

Ingredientes:
-1 kg de tomates maduro
-1 cebola grande
-3 dentes de alho
-azeite
-1 folha de louro
-1 ramo de coentros
-pão "tipo" saloio (se for de um dia para o outro melhor)
-cerca de 1 l de água a ferver
-sal e pimenta
-ovos
Num tacho levei ao lume a cebola picada com os dentes de alho e azeite (à volta de 1,5 dl), até ficarem translúcidos. Misturei os tomates pelados e cortados aos quadradinhos miúdos. Deixa refogar um pouco, rega-se com a água a ferver e junta-se o ramo de coentros e o louro. Tempera-se de sal e pimenta. Deixa-se ferver um pouco até o caldo estar um pouco espesso. Num tabuleiro de barro coloquei fatias de pão e cobri com o caldo do tomate a ferver. Fazem-se umas covas na açorda, onde se colocam os ovos. Vai ao forno para cozer os ovos e tostar levemente...

Notas: para mim, a açorda por si só já me chega como refeição.

Estou no Facebook aqui!