sábado, setembro 26, 2009

CAKES DE 3 OVOS






Esta receita foi-me enviada pelo Alex que tem um blog das viagens que ele faz! Principalmente a Angola. Numa troca de mails o Alexandre enviou-me esta receita que retirou do caderninho do pai. (e quem de nós não fez isso? Todos (as) claro!?)Eu no meu caso foi da minha mãe, pois, o meu pai nem um ovo sabia estrelar. Mas, adorava comer bem e claro com qualidade. Realmente é mesmo uma delicia de "Cakes" (a simplicidade no seu melhor). O Alex passou-me os ingredientes, claro, só disse que as claras eram batidas em castelo. E eu executei à minha maneira espero não ter estragado a receita? Mas acho que não, pois os Cakes desapareceram estilo "vapt-vupt"

Ingredientes:
-200 gr de açúcar
-100 gr de manteiga (de preferência sem sal)
-1 pitada de sal
-125 gr de farinha
-1 colher de (chá) de fermento Royal
-3 ovos
Então eu fiz assim bati a manteiga a temperatura ambiente com o açúcar. Quando estava bem envolvido fui juntando as gemas uma a uma e batendo sempre entre cada adição. Juntei a farinha com o fermento e envolvi bem. Depois foi juntar as claras batidas em castelo e envolver. Deitar o preparado em forminhas de papel e levar ao forno a (200ºC) durante 10 minutos. Claro que o Alexandre explica que difere de forno para forno e eu acredito em pleno! Pois, no meu bastou 7 minutos e estavam perfeitos. Obrigada Alexandre e vou fazer as outras receitas...

Notas: deu 14 Cakes...