segunda-feira, outubro 05, 2009

SOPA DE FEIJÃO FRADE



Falando com a minha mãe ela disse-me que a minha avó Isilda (mãe dela) fazia muito esta sopa quando a minha mãe era pequena. Eu nunca tinha comido (pois, a minha mãe deve ter comido tanta que enjoou o feijão frade, que ela não gosta), então nunca fez. Só fazia muito era salada de feijão frade, e uma salada com bacalhau e o feijão, para mim e meu pai, que nós adorávamos (eu adoro)...

Ingredientes:
-1/2 kilo de feijão frade
-2 cabeças de nabo
-3 cenouras
-caldo verde
-entremeada
-azeite
-sal marinho
Como em todas as sopas que faço com entremeada ou toucinho deixo salgado na véspera. Numa panela vulgar (não precisa de panela de pressão) coloca o feijão bem lavado e escolhido a cozer junto com a entremeada. Quando a entremeada está cozida retira e corta em bocados. No feijão que já está cozido e a ferver junta o caldo verde previamente lavado com as cenouras e os nabos cortados em quadradinhos. Tempera com azeite e rectifica o sal (não esquecer do sal da entremeada)...

Notas:esta sopa não se passa o feijão. Simplesmente uma pequena delicia...