terça-feira, setembro 15, 2009

UPSIDE-DOWN-CAKE DE AMEIXAS





"Por detrás desta designação está uma forma de confecção diferente: de baixo para cima"

"A Califórnia é conhecida pelas suas ameixas e pelos seus bolos. Mas se é verdade que é daquelas regiões que provêm as saborosas ameixas secas, melhores ainda devem ser as ameixas frescas. E é isso que realmente sucede. A receita aqui apresentada é, de certa maneira, uma imitação da famosa tarte de maçã francesa, a conhecida "Tantin", com a sua cobertura caramelizada sobre as frutas. No entanto, trata-se de uma receita prática, dado que é uma massa batida ao estilo americano"

Ingredientes:
-600 gr de ameixas
-150 gr de açúcar mascavado
-4 colheres de sopa de manteiga

PARA A MASSA:
-130 gr de manteiga
-125 gr de açúcar
-polpa ralada de 1 vagem de baunilha
-2 ovos+1 gema
-1 dl de leite
-170 gr de farinha (usei 140 gr)
-2 colheres de chá de fermento em pó
-50 gr de amêndoas raladas (usei 80 gr)
-1 pitada de sal

ALÉM DISSO:
-1 frigideira de ferro com 23 cm de diâmetro (usei uma forma)
-1 tabuleiro
Lave as ameixas, seque-as, corte-as ao meio e deite fora os caroços (convém). Derreta a manteiga na frigideira (no meu caso forma), em lume médio. Adicione o açúcar e, continuando sempre a mexer com uma colher de pau, deixe-o dissolver até fazer bolhas. Com rapidez, coloque as metades das ameixas na frigideira (forma) e pressione-as ligeiramente sobre o caramelo quente. Tome muito cuidado, dado que o açúcar caramelizado pode provocar queimaduras.

Posteriormente, as ameixas irão cobrir a parte de cima da tarte. Por esse motivo, devem ser colocadas com cuidado, de modo a formarem, por exemplo, círculos (resumindo por miúdos convém ficar bonito e não colocar as ameixas de qualquer maneira). Retire a frigideira do lume.

Para a massa, bata a manteiga com o açúcar até que a massa fique cremosa. Mexendo constantemente, junte a polpa de baunilha, os ovos e a gema de ovo, até obter uma massa uniforme. Deite o leite sobre a mistura da manteiga com açúcar. Mexa e misture bem. Peneire a farinha e o fermento em pó por cima desta massa e, de seguida, adicione as amêndoas e o sal. Mexa tudo com uma certa rapidez de maneira a obter uma massa lisa, que será distribuída uniformemente por cima das ameixas. Alise a superfície. Coloque a frigideira (forma) sobre o tabuleiro para recolher a massa que, eventualmente, possa derramar.

Leve a cozer no forno previamente aquecido (180ºC) durante 15 minutos. Teste o progresso da cozedura com um palito. O sumo que sobe pelas bordas deve ferver ligeiramente. Retirar a tarte do forno. Deixe arrefecer durante alguns minutos na frigideira (forma).

Notas: o meu levou 25 minutos a cozer e decorei com chantilly  e amêndoas laminadas e levemente torradas. Agora em relação ao sabor!? Ui, nem comento (sorrisos). Ah, com isto tudo já me esquecia de dizer de onde retirei a receita! Claro do meu livro "As 100 Mais Famosas Sobremesas Do Mundo"...