sexta-feira, outubro 16, 2009

O DOCE DE MORANGOS [DA MINHA MÃE]






O meu irmão sabendo que os morangos fazem bem à minha mãe viu numa charcutaria em Cascais os ditos e comprou logo uma caixa. Claro que no verão há morangos em todo o lado, agora é um pouco mais difícil. E lá veio ele todo contente levar os morangos à Amadora, à mãe. A minha mãe como gosta muito da fruta ficou contente. Bem, mas a história começa aqui! Ok, lavou uns moranguitos (mas reparou que eram muito rijos) mas continuou e cortou para uma tigelita. Colocou açúcar e ui eram muito rijos, mas mesmo muito. Não davam para comer estilo "cara linda coração de pedra"(ou resumindo quem vê caras não vê corações). J.C. para a próxima pede para provar um moraguito, faz como a tua irmã Isabel, não compro fruta fora de época se não puder provar(sorrisos). A minha mãe lembrou-se de fazer doce dos ditos para me fazer uma surpresa quando eu lá chego de madrugada. Porque sabe que eu fico feliz, sabendo que eu adoro tudo o que ela me faz e agora ainda dou mais valor. Porque não é só os sabores de infância que estão em questão! Mas sim a minha mãe a fazer 2 x por semana Quimio, e com dores ter o carinho de querer surpreender-me. Isso a mim até doí...Obrigada mãe.


Fez o doce de maneira diferente de que costuma fazer. Lavou os 2 kilos de morangos muito bem e retirou os pezinhos e cortou ao meio. Num tacho com água a ferver deu um escaldão nos ditos coitados (quem os mandou serem parvitos e duros) retirou e escoo. Num tacho colocou os ditos com 1,1/2 kilo de açúcar amarelo e 2 paus de canela e levou ao lume até fazer ponto de estrada. Com a varinha passou metade e deixou a outra metade com bocados de morangos pois ela sabe como eu gosto de encontrar a fruta. Deitou em frascos esterilizados. A minha mãe é como eu (ou eu como ela) doces só mesmo com o saborzinho tradicional.

Notas: agora vejam como a minha mãe é linda tinha só 18 anos nesta foto. Nenhum dos 3 filhos nasceram com os olhos lindos e claros da mãe. Só mesmo a minha filha (neta) é que nasceu com os olhos iguais à avó. Ah e hoje foi mais um dia de hospital e falando com o dr. Luis já partiram mais duas senhoras sem a minha mãe saber claro, eu disse-lhe: que mudaram de dia por isso não se encontravam.