terça-feira, janeiro 26, 2010

BOLO DE CHOCOLATE COM LARANJA INTEIRA





Mais uma receita do "meu" «Jamie Oliver», que é simplesmente brutalíssimo...
Um bolo com uma deliciosa surpresa no interior. A casca da laranja fica cozida como no doce de laranja amarga contrastando muito bem com a doçura do chocolate.

Ingredientes:
-85 g de manteiga
-55 g de chocolate negro
-170 g de farinha com fermento
-55 g de cacau em pó
-170 g de açúcar
-2 ovos
-2 colheres de sopa de leite

Para o recheio:
-1 laranja, de preferência das de casca fina
-85 g de manteiga
-85 g de açúcar

Comece por colocar água ao lume num tacho (no qual vai pôr o bolo a cozer mais tarde), e ponha a laranja inteira a cozer durante, pelo menos, 10 minutos, no tacho tapado. Entretanto, unte uma forma de 1,3 litros. Derreta a manteiga com o chocolate em banho-maria. Junte a farinha e o cacau numa tigela, acrescente o chocolate derretido, depois o açúcar, os ovos e o leite e misture bem. Deite cerca de 2/3 da mistura na forma, fazendo um buraco no meio. Por esta altura, a laranja já deve estar cozida e a casca deve estar bem amolecida.

Tire-a cuidadosamente da água. Pique a laranja com um palito ou um garfo (eu fui de garfo) a toda a volta e ponha-a no buraco do bolo. Pode (com cuidado, pois ainda está muito quente) cortar a laranja em gomos, se quiser tirar os caroços ou os filamentos mais duros, depois voltar a juntar os gomos (facilita muito a tarefa de servir).Mas eu não costumo dar-me a esse trabalho. (Ai! Como eu compreendo o Jamie, também não quis dar-me a esse trabalho).

Corte a manteiga em cubos, espalhe-os à volta da laranja com o açúcar e depois cubra com a restante massa do bolo. Tape o bolo com papel manteiga, depois com papel de alumínio e ponha num tacho com água a ferver (a água deve chegar até meio da forma). Coza durante 2 horas. Não se esqueça de verificar de vez em quando se é preciso acrescentar mais água. Vire o bolo sobre um prato de servir e acompanhe com creme custard ou natas.

Notas: eu servi simples.

P.S. Não sei, como é que dizem que o Jamie não sabe cozinhar! Ok, devo ser eu, que não sei cozinhar...Pois se as receitas que faço do Jamie, me saem na perfeição e que me agrada e muito...

Estou no Facebook aqui!