sábado, janeiro 16, 2010

O MEU BOLO «CHIFFON»









Este é o meu bolo "Chiffon" claro andando eu a pesquisar os meus livros de cozinha à procura de um bolo para o meu aniversário, ao fim de ver uns poucos de livros lembrei-me que já não fazia este bolo há bastante tempo (ou seja desde que tenho blog nunca o tinha feito) e como é um bolo brutalmente delicioso e simples, segui para bingo. Larguei os meus livros e fui fazer o meu bolo:) vamos à receita, ok?

Ingredientes:
-150 g de açúcar
-150 g de farinha
-6 ovos
-1 dl de óleo
-1 colher de chá de fermento
-1/2 colher de café de bicarbonato
-3 colheres de sopa de um "bom" cacau
-1,5 dl de água a ferver
-1 pontinha da colher de café de essência de baunilha
-800 ml de natas
-80 g de açúcar em pó
-1 pitadinha minúscula de essência de baunilha
-1,5 dl de calda de açúcar
-1 cálice de «Cointreau»

Para o molho de chocolate
-1 dl de leite
-60 g de chocolate
-1 colher de sopa de manteiga
Bater os ovos e o açúcar, até ficar um preparado bem espumoso. Juntar o óleo. Numa peneira, juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato e a baunilha e misturar tudo. Incorporá-los ao preparado anterior delicadamente, com uma colher de pau. Dissolver o cacau na água a ferver e incorporar ao preparado anterior. Untar uma forma redonda sem buraco e polvilhar com cacau. Deitar o preparado na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Passar a 160ºC e deixar mais 20 minutos. (Ok? O teste do palito).

Desenformar e reservar. Eu costumo só rechear no dia seguinte. Cortar horizontalmente, com uma faca grande. Misturar a calda de açúcar com o «Cointreau» e pincelar até embeber a parte de baixo do Chiffon.

Entretanto, bater as natas bem frias com o açúcar em pó e a pitada de baunilha. Até fazer um chantilly firme. Com uma espátula, barrar a parte molhada do Chiffon com bastante chantilly. Tapar com a outra parte do Chiffon. Enchi o saco pasteleiro e com uma boquilha frisada decorei tudo à volta. Por cima, espalhei abundantemente o chantilly e com a espátula fui dando uns movimentos de ondas, (sorrisos), ok? Como está a chover mas, nem por isso deixo de pensar no meu mar, inspirei-me nele (mar) para fazer o topo do meu bolo).

Depois reguei com o molho de chocolate que fiz assim; misturei os ingredientes e levei a lume brando até derreter e misturar muito bem os ingredientes, fui mexendo até engrossar o que é rápido, ok? Não façam este molho no micro-ondas, ok? Claro que só reguei o bolo quando o creme de chocolate estava frio...

Notas: como faço a minha calda de açúcar. Num tacho coloquei 180 g de açúcar, 1,5 dl de água, uma casca de limão e um pau de canela. Levo ao lume e deixo ferver "estilo"1 minuto. Depois deixo arrefecer e filtro com um passador de malha fina. Agora cada qual faz a sua calda, ok? A minha eu faço assim. E já sabem este bolo quanto mais fresco, mais delicioso fica.

P.S. Agora as natas já sabem eu depois de experimentar as que o Alexandre me recomendou não uso outras. Que são as dos produtos brancos do E.LECLERC que são simplesmente deliciosas e leves, e montam muito rápido.
Agora só queria agradecer os e-mails que recebi a desejarem-me felicidades no meu dia de aniversário. Pois, eu não tendo comentários e não andar a comentar nunca me passou pela cabeça que tinha tantas pessoas que nutriam um carinho tão grande por mim. Eu vou responder a todo/a(s)individualmente ok? Ainda só consegui responder a metade:)e já foi muitos....Ah e com isto tudo claro, ontem dia 15 fiz 51, ok? É fixe:))) virando ao contrário o 51 fica 15 o dia de aniversário...