terça-feira, fevereiro 16, 2010

FILETES DE SALMÃO ENROLADOS EM PROSCIUTTO COM LENTILHAS E ERVAS AROMÁTICAS, ESPINAFRES E IOGURTE

Sim, mais uma receita do meu Jamie que é uma delicia mesmo...Pois amigos (as) eu agora só faço receitas dos meus livros ou algumas do meu amigo Alexandre (como já me passou algumas e posterior vou postar, simplesmente porque ele é uma pessoa que sabe mesmo comer e cozinhar.)Quando me perguntam via e-mail porquê é que não copio receitas das amigas da blogosfera. A razão é simples...Quem sabe comer e gosta como é o meu caso, basta ler uma grande percentagem das receitas para ver, o que é que aquela comida sabe?Ok, dizem que é maravilhoso e tal, e tal, ok, a mim não me convencem mesmo. É assim o que eu vejo é estilo os temperos "ups"sempre igual só se muda os ingredientes, então a que sabe, ui, ui, tudo igual. é mesmo um enjoo estar a comer sempre o mesmo sabor. E como eu já não tenho idade nem paciência para andar a agradar a ninguém, a não ser principalmente a mim própria. Então é assim que estou na blogosfera partilhar o que sei e faço, ok? E quem gosta, gosta, quem não gosta "azarito". Eu sou mesmo assim. Segue para "Bingo" 

Ingredientes para 4 pessoas: 

-250 g de lentilhas 
-4 filetes de salmão selvagem sem peles nem espinhas 
-8 fatias de prosciutto (presunto) 
-azeite virgem extra 
-sumo de 1 limão 
-2 boas mãos-cheias de ervas aromáticas (salsa, manjericão, hortelã), picadas 
-3 boas mãos-cheias de espinafres, picados 
-200 ml de iogurte natural (usei caseiro) 

Aqueça previamente o forno a 220ºC. Ponha as lentilhas numa panela cobertas com água, deixe levantar fervura e reduza para as cozer até estarem tenras. Tempere os filetes de salmão com um pouco de pimenta antes de os envolver nas fatias de prosciutto (presunto). Deixe um pouco de peixe à vista. Regue com um fio de azeite e asse no forno 10 minutos até o prosciutto (presunto) estar dourado. Escorra a maior parte das lentilhas e tempere cuidadosamente, com sal, pimenta, sumo de limão e uma boa porção de azeite. Pouco antes de servir, misture as ervas aromáticas e os espinafres com as lentilhas em lume forte, até murcharem. Ponha nos pratos com o salmão e, para terminar, deite um pouco de iogurte ligeiramente temperado.

Notas: Vou dar a nota do meu provador oficial "filho": Excelente mãe...