segunda-feira, fevereiro 08, 2010

FRANGO NO SAL COM FUNCHO, TOMILHO E LIMÃO







Mais uma receita do Jamie que é simplesmente "Brutalissima"

"Esta é provavelmente a receita mais louca do mundo e digo-lhe já que não fica demasiado salgado. Provalmente, é um dos pratos de frango mais luxuosos que irá experimentar. Os seus amigos pensarão que perdeu o juízo quando aparecer à mesa com um bloco de sal e um machado (é piada)."

Para 4 doses:
-3 kg de sal grosso
-8 colheres de sopa bem cheias de sementes de funcho esmagadas
-2 ovos batidos (usei 1)
-2 limões partidos ao meio
-1 colher de sopa de pimenta em grão
-1 ramo de tomilho fresco
-1 frango de 2 kg. de preferência biológico (usei o frango do Campo)
-1 ramo de salsa, grosseiramente picada
-8 dentes de alho com casca, esmagados
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Ponha todo o sal numa tigela com as sementes de funcho, os ovos (ovo), o sumo de limão (reserve as cascas), a pimenta em grão e um copo pequeno de água e misture bem. Esmague o tomilho num almofariz e junte uma boa quantidade de azeite. Misture bem e barre com este azeite aromatizado por todo o frango, enchendo a cavidade com o excesso do azeite, a salsa, os alhos e as metades de limão. A ideia é encher completamente a cavidade, para ficar bem tapada e não entrar demasiado sal.
Corte 4 grandes pedaços de papel de alumínio e ponha-os em cima uns dos outros para fazer um quadrado com 1 metro. Cubra com um terço do sal, fazendo uma camada de 2 cm. Ponha o frango em cima e o resto à volta. Como o sal está ligeiramente molhado deve colar-se ao frango-certifique-se de que a pele do frango não está furada. Cuidadosamente, dobre os lados da folha de alumínio e amarrote tudo por cima. Pode cortar o excesso de papel, pois ele só lá está para segurar2 o sal enquanto ele não endurece.
Asse o frango durante duas horas, depois tire do forno e deixe repousar 15 minutos. Sirva à mesa com uma ou duas saladas. Rasgue o papel de alumínio e bata no sal para abrir a crosta. Deve soltar-se facilmente, revelando o óptimo aroma do frango. Tire a pele e arranque a carne das coxas e peitos- absolutamente delicioso...Servi com uma salada de rúcula e de tomate pera, simplesmente temperada com flor de sal e azeite virgem extra.

Notas:como sabem eu já tinha feito o peixe ao sal.


P.S. Agora, o Jamie pensa que eu tenho um almaforiz como o dele (pedra)...Não, o meu é de madeira. Jamie como queres que esmague as sementes de funcho com um simples almaforiz de madeira? Ok, bem tentei. Mas, não deu mesmo, então segui com a receita para bingo com as ditas inteiras mesmo. Um dos meus "sonhos" é ter um igual ao dele. Não, não me interessa que seja de pedra e pequeno. Eu quero de pedra e grande como o dele. Porque já vi cá pequenos, e vi que não dá com nada. Só servem para esmagar uma semente, alho, etc, etc, de cada vez. Ok, eu não tenho paciência, eu sou um bocado como o Jamie a cozinhar (rápida) o que quer dizer por miúdos "ups" saltava tudo do almaforiz (sorrisos)...