terça-feira, fevereiro 09, 2010

GILADA




Como sabem? Eu fiz o doce de gila outra vez! Tinha um frasco ainda, mas querendo eu fazer mais, (ok, é ótimo para eu destressar). Resolvi fazer este doce Alentejano do meu livro "OS DOCES DA IO" que como eu já tenho dito tem sobremesas fantásticas...É um doce Alentejano.

Ingredientes:
-0,5 Kg de doce de chila (gila)
-125 g de açúcar
-sumo de 1/2 laranja
-casca de 1 limão
-6 gemas
-1 dl de natas
-canela

Pôr a ferver o açúcar com o sumo da laranja e a casca do limão até atingir os 115ºC. Juntar a gila, misturar bem e deixar levantar fervura. Retirar do lume. Juntar em fio as gemas desfeitas, mexendo sempre com a colher de pau. Levar novamente ao lume até engrossar. Fora do lume, juntar as natas e mexer bem. Pôr numa travessa e polvilhar com canela.
 
Nota: Só uma palavra: "Brutalissimo"...