quinta-feira, fevereiro 04, 2010

RISOTTO DE FEIJÃO CANNELLINI,COM ROSMANINHO



Já há bastante tempo que não fazia risotto. Como os filhos e eu adoramos resolvi fazer.
Ingredientes:
-1,5 l de caldo de legumes (já sabem caseiro)
-3 colheres de sopa de azeite
-1 cebola picada
-3 dentes de alho picados
-300 g de arroz de risotto (usei o Arborio)
-150 ml de champagne "Bruto"
-1 colher de sopa de manteiga
-2 colheres de sopa de rosmaninho fresco e picado
-200 g de feijão borlotti cozido
-queijo parmesão acabado de ralar
-sal marinho e pimenta-preta moída na altura
Num tacho coloco o azeite e a cebola. Quando está translúcida junto os alhos deixo só harmonizar sabores. Junto o arroz e o rosmaninho, vou sempre mexendo, quando começa a fritar (mas, nunca deixar ganhar cor) passado uns 2 minutos começa a ficar translúcido e já absorveu sabores. Nessa altura juntei o champagne e continuei sempre a mexer(ui, que aroma). Quando o champagne evaporou fui juntando caldo de legumes quente (pouquinho de cada vez) e nunca juntar antes do anterior ter sido absorvido. Tempere com sal marinho e pimenta-preta vá sempre mexendo e juntar caldo até o arroz estar macio, é, nesta altura que juntei o feijão e envolvi bem. Retirei o tacho do lume e juntei a manteiga e o queijo parmesão. Este risotto acompanhou uns bifes da vazia grelhados na chapa "estilo"vapt-vupt que depois de grelhados foram temperados com flor de sal. Mas quem reinou foi mesmo o risotto. Brutalissimo...

Notas: usei o champagne simplesmente porque tinha uma garrafa aberta e não ia deitar fora. Mas, não usem champagne doce, ok?

P.S. A falar com o Alexandre sobre risottos ele deu-me uma dica do arroz carnaroli do Pingo Doce. Que diz que é fantástico, claro, que o meu próximo risotto vai ser com esse arroz, pois, se todas as receitas ou dicas que o Alexandre me dá são fantásticas...Mas, estou já a passar a dica para quem quiser fazer, ok?