terça-feira, abril 13, 2010

ALCATRA ASSADA COM SEMENTES DE MOSTARDA E DE COENTROS





Tinha um peça de novilho da alcatra que me apeteceu utilizar de improviso, o que, como sabem, gosto de fazer e, modéstia à parte, até me saio muito bem. ok, segue para bingo.
Numa travessa, deitei sementes de mostarda e sementes de coentros. O suficiente para envolver a carne e cobri-la. Coloquei no frigorífico durante 4 horas. Num tabuleiro de barro untado de azeite, deitei a carne e polvilhei com um pouco de flor de sal. Borrifei com vinho branco. A seguir, cobri com uma folha de papel de alumínio e levei ao forno a 70ºC durante 3 horas. Passado esse tempo, aumentei o calor do forno para 200ºC, deixando assar com a folha de alumínio durante mais 35 minutos. Ao fim desse tempo retirei a folha e deixei a carne tomar cor, mas fui virando. Servi com umas batatas Primor, assadas com sementes de coentros e um bom molho de coentros frescos. Polvilhei com flor de sal e deitei um fio de azeite virgem extra. E ficou mesmo "Brutalíssimo", servindo de seguida com uma salada de alface como gosto: temperada com cebola, coentros, flor de sal e azeite virgem extra.

Nota: As batatas assei com casca e só as lavei, esfregando, como convém sempre, com um esfregão verde que tenho só mesmo para esse fim.