segunda-feira, maio 24, 2010

BORREGO ASSADO NO FORNO


Como já sabem, o meu borreguito é caseiro. Vem diretamente do Alentejo até à Charneca de Caparica. E como ele gosta de viajar até casa da Isabel! Pois, ainda não tinha acabado com um, veio logo um irmão, primo ou sei lá que parentesco tinha. Isso também nem é importante, o que interessa é mesmo a receita. Esta perna fiz com pouquinho tempero, mas não foi por isso que ficou menos delicioso.
Limpei a perna de peles e gorduras (que são quase nenhumas) e besuntei com uma mistura que fiz com 2 colheres de massa de pimentão, 6 dentes de alho picados, um pouco de sal marinho e azeite. Coloquei num tabuleiro de barro, (adoro cozinhar no barro, pois o sabor da comida fica de outra dimensão). Reservei durante 3 horas. Depois borrifei o borrego com vinho branco e levei ao forno pré-aquecido a 200 ºC, durante 40 minutos. Ao fim desse tempo, juntei umas batatas pequenas novas e deixei assar. Quando as batatas estão assadas é só servir com uma boa salada.

Notas: Este borrego leva pouquíssimo tempo a cozinhar, pois é caseiro. Se fizerem com o de compra, já sabem que o tempo é um pouco mais, ok?

P.S. Agora em relação à loiça de barro, seja ela barro preto (como as caçoilas que tenho ) ou de barro normal, para não se partir e deixar de ter aquele sabor do barro. (Pois...há pessoal que pensa que basta lavar os tachos, tabuleiros ou caçoilos que o cheiro passa). Não! Eu deixo sempre cobertos de água durante 3 dias e só depois lavo. E já tenho caçoilos com 34 anos e nunca partiram nem têm sabor a barro, ok? E cozinhar na loiça de barro (!) para mim é do melhor que há. O sabor da comida fica mesmo de outra dimensão. E quem diz o contrário ui, nem sabe comer...

Estou no Facebook aqui!