quarta-feira, junho 30, 2010

BATATA DUCHESSE





A batata duchesse, não é mais que um puré de batata ligado com ovos e muito bem temperado com manteiga. É o puré indicado para bordaduras. Vamos à receita.

Ingredientes:
- 1 kg de batatas
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 3 gemas
- sal, pimenta e noz-moscada
Cozi as batatas em água temperada com sal. Depois de cozidas, passei no passe-vite. Levei o puré ao lume para secar, batendo com uma colher de pau. Juntei a manteiga, mexendo sempre, e deixei a batata secar até adquirir o aspecto de uma massa espessa. Temperei com sal, pimenta e noz-moscada. Retirei do lume e adicionei as gemas. Levei de novo ao lume durante 2 minutos sem nunca parar de mexer. A batata está pronta para moldar e fritar ou para bordaduras, utilização mais habitual da batata duchesse. Para esta preparação, introduzi a batata num saco de pasteleiro com bico canelado e desenhei a bordadura. Pincelei com ovo e levei ao forno a alourar.

Notas: esta receita, fazia-a muito quando os filhos eram pequenos. O que claro (!) já se passou muitos anos. Fiz para acompanhar uns bifinhos de frango com natas e cogumelos. Esta receita é do meu 1º livro "Doze meses de cozinha”.