quarta-feira, junho 02, 2010

BORREGO ASSADO [MAIS UM]


Já sabem que o borrego caseiro desde que conhece a casa da Isabel, não quer outra coisa. Só que tenho um pequeno/grande problema. Consigo muita coisa, agora ser cortadora de carnes é que não mesmo.

Quando chega os borregos é uma "odisseia" eu cortar e arranjar a carne. Gosto muito de costeletas de borrego. Mas mesmo querendo não consigo cortar as ditas. Então a parte do cachaço e costelas, não consigo mesmo. Resolvi, cortar como consigo aos bocados era para fazer um ensopado. Pois o ensopado para mim, só gosto mesmo é com estas partes do borrego. Só que há última hora resolvi não fazer o ensopado. Vamos à receita.

Ingredientes:
-borrego
-azeite
-1 ramo de salsa
-3 cebolas
-4 dentes de alho
-1 folha de louro
-4 grãos de pimenta vermelha
-1 pitada de cravo-da-índia
-3 tomates maduros pelados
-1 pimento verde
-vinho branco
-1 colher de chá de colorau
-batatas
-sal marinho
-1 molho de hortelã
Temperei o borrego com a mistura dos dentes de alho pisados, o cravo-da-índia, sal e azeite. Reservei durante 2 horas. Depois num tabuleiro de barro (o barro é do melhor) forrei o fundo do dito com as cebolas cortadas às rodelas, o pimento às tiras, a folha de louro, os grãos de pimenta e a salsa e hortelã. Coloquei os bocados de borrego por cima desta cama e reguei com o vinho branco. os tomates que fiz um polme com eles na varinha mágica. Polvilhei com o colorau e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, assar com batatas novas cortadas em quartos. Fui regando com o próprio molho que se foi formando. Servi com uma boa salada verde. Ficou "brutalíssimo".

Notas: podem fazer com outra parte do borrego. Só que já sabem se o vosso bichinho não for caseiro não juntem as batatas ao mesmo tempo. Deixam assar o bichinho e quando estiver "quase" é que colocam as batatas,ok? Este borrego ao fim de 45 minutos estava assado.

Estou no Facebook aqui!