terça-feira, julho 06, 2010

LOMBOS DE PERCA COM TOMILHO NO FORNO



Os filhos não saem nada à mãe. Não são apreciadores de peixe. Eu não me importava nada de só comer peixe. (Claro! Não o de viveiro. Para isso prefiro mas de longe o congelado)... Os filhos apesar de não serem crianças, dizem: que o problema do peixe é as espinhas. (ok,mas nunca ouvi eles dizerem: que o problema da carne é os ossos)(sorrisos). Claro, que a mãe compreende o problema das espinhas. Então tento dar o que gostam, peixe sem espinhas. Pois, se há algo que detesto mesmo é estragar ou ver estragar (o caso dos filhos quando comem peixe com (espinhas), pois, fica a maioria no prato). Quando vou às compras e vejo lombos de peixe fresco compro ou então peço para me fazerem os ditos.Vamos à receita.
Ingredientes:
-lombos de perca
-batatas novas pequenas
-3 pernadas de tomilho fresco
-azeite virgem extra
-sal marinho (pouco)
-colorau
-30 ml de vinho branco
Coloco os lombinhos num tabuleiro de barro com as batatas à volta. Polvilho com umas pedras de sal marinho, colorau e esfarelo uma pernada de tomilho. As outras duas coloco inteiras. Rego com azeite virgem extra e borrifo com o vinho branco. Levo ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 20 minutos. Servi com uma boa salada verde. Notas: e assim não oiço reclamações sobre as espinhas. E até dizem que está brutalíssimo. Haja paciência. Ok, eu até tenho...