sexta-feira, novembro 26, 2010

RISOTTO DE COGUMELOS

Bem, a Isabel hoje à procura na net do nome destes cogumelos, porque não me lembrava. Deparei-me com esta notícia. O meu filho não quer comer cogumelos. Ok, tudo bem, como eu e a filha, resolvi fazer um risotto e grelhar os ditos. Mas amigas (os) depois de ler o que li foi a última vez que comi, não me interessa que sejam de confiança, pois se eu a perdi toda...Já comi este risotto há uns 20 dias e se estou aqui a escrever é porque não eram venenosos, mas, a partir de hoje isso deixou de me interessar, não como nem dou à filha, o filho é que tinha razão de nunca comer...

Ingredientes para o risotto:

-1,5 l de caldo de carne (nada de k..... já sabem sou anti caldos )
-3 colheres de (sopa) de azeite virgem extra
-1 cebola picada miudinho
-2 dentes de alho picados
-300 gr de arroz de risotto
-150 ml de vinho branco
-sal marinho
-cogumelos
-1 colher de (sopa) de manteiga

Num tacho coloquei a cebola, os dentes de alho e o azeite. Levei a lume brando. Quando começou a murchar juntei o arroz fui sempre mexendo. Passado um minuto começou a ficar translúcido. Juntei o vinho branco e continuei sempre a mexer (o aroma nesta altura é divino). O sabor forte do álcool vai evaporar-se e deixar no arroz uma essência saborosa. Quando o arroz absorveu o vinho juntei uma concha de caldo de carne quente e os cogumelos cortados, e um pouco de sal marinho. Fui sempre mexendo e juntando o caldo em lume brando. Nunca junto mais caldo antes de o arroz ter absorvido a anterior. Deixei só mesmo acabar de cozer. Desliguei o lume e juntei a manteiga. Servi de seguida. Com um cogumelo grelhado para cada uma e temperado com flor de sal. Ok, ficou excelente, mas hoje digo: já não me interessa mais o excelente que ficou este risotto, pois a Isabel e filha foi a última vez que comeu...

P.S. Eu estou a passar esta informação não por pretensão de ser informadora da qualidade dos cogumelos pois para isso existe os peritos, mas, sim porque acontece...

Nota: e com isto tudo até me esquecia de dizer o nome dos cogumelos, há vários nomes para os mesmo, mas, vou dizer dois, rocas, cilaques nem sei se é assim que se escreve...