quarta-feira, janeiro 26, 2011

BACALHAU ASSADO À MODA DA GUARDA









Ando numa de bacalhau! Quando o bacalhau é excelente apetece fazer as tais 1001 maneira de cozinhar o bacalhau. Que sinceramente eu acrescento mais umas maneiras. Esta receita mais uma vez retirei do meu livro "Cozinha Regional Portuguesa" de Maria Odete Cortes Valente, que como sabem é uma grande referência para mim! Quando me apetece cozinhar alguma receita nova com sabor da nossa riquíssima cozinha tradicional é aos livros de Maria Odete que eu recorro, pois adoro, já sou fã da senhora desde 1987. Vamos à receita!

Ingredientes:
-bacalhau
-batatas pequenas
-1,5 dl de azeite virgem extra (usei o azeite selecionado virgem extra da Espiga)
-3 dentes de alho
-1 colher de sobremesa de colorau
Depois de demolhado o bacalhau (como convém) leva-se ao forno a assar, em assadeira de barro, untada com azeite. Assam-se também as batatas com casca. Serve-se, regado com o azeite misturado com os dentes de alho picadinhos, o colorau e as batatas assadas sem pele, à volta. Já sabem que a quantidade do bacalhau é uma posta pessoa. Simplesmente Brutalíssimo! A simplicidade no seu melhor...
Notas: se quiserem cozer as batatas em vez de assar, claro que podem. Mas, podem crer que assadas fazem toda a diferencia, ok?

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos."

[Antoine de Saint-Exupéry]