sexta-feira, janeiro 07, 2011

BOLACHAS DE CHOCOLATE COM RECHEIO DE CHOCOLATE DERRETIDO


Mais uma receita do Jamie Oliver. Nem é preciso dizer, mas eu digo: não, não me defraudou, simplesmente brutalíssimas como o meu provador oficial (filho) diz. É uma óptima receita para fazer com os miúdos (eu como não tenho miúdos em casa infelizmente, deitei para fora a miúda que existe em mim) porque é muito simples e divertido cobrir o chocolate com a massa e pressionar as bordas para não deixar o chocolate escorrer quando as bolachas forem ao forno. Esta massa é bastante seca, mas não se preocupe pois as bolachas devem ficar com um especto um bocado rústico! Se as comer quando acabarem de sair do forno, o chocolate está bastante líquido e se as comer quando arrefecem, ficam amolecidas e apetitosas. Vai precisar de dois cortadores de massa, um com 4 cm e outro com 5 cm.

Ingredientes:
-140 g de manteiga
-140 g de açúcar
-2 gemas
-255 g de farinha com fermento
-30 g de cacau em pó
-30 quadrados de chocolate branco ou simples (usei o branco pelo contraste que eu achei que ficaria bonito)

Unte uma placa de forno grande. (Passei essa parte e coloquei o meu papelito vegetal, já sabem sou anti silicone).

Bati a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Misturei as gemas e voltei a bater bem. Depois, juntei a farinha e o cacau para formar uma massa. Passei para uma superfície, amassei bem. Levei durante 20 minutos ao frigorífico. Pré-aqueci o forno a 190 ºC. Na superfície ligeiramente polvilhada com farinha, estendi um terço da massa e cortei 30 círculos com o cortador mais pequeno. Coloquei as bolachas no tabuleiro, e coloquei um quadrado de chocolate no centro de cada bolacha. Estendi o resto da massa e cortei o mesmo número de bolachas com o cortador maior. Coloquei por cima das bolachas anteriores com o quadrado de chocolate, pressionei com cuidado as bordas para selar as bolachas e manter o chocolate lá dentro. Levei as bolachas ao forno pré-aquecido durante 10 minutos.

Notas: Quando saem do forno se comer logo o chocolate por dentro está derretido o que é um verdadeiro pecado "dos anjos" mas frias, continuam a ser um pecado podem crer. Como estamos no Inverno enquanto eu preparava a sessão fotográfica (sorrisos) o chocolate interior voltou ao seu estado "quase" normal. Devia ter tirado uma foto quando retirei do forno e a filha a delicia-se logo com duas e o chocolate a sair pelos lados. Agora digo eu: de outra dimensão..."Brutalíssimo".

Estou no Facebook aqui!