sexta-feira, fevereiro 25, 2011

MUFFINS/CUPCAKES DE CHOCOLATE






A filha é uma fã dos cupcakes Bake My Day que abriram no Fórum Almada, ela não passa sem comer o seu quando vai ao Fórum.
Eu andava com curiosidade, mas também nunca me tinha proposto fazer. Esta receita é de um livro de uma colega do filho a Rita, chama-se "Munffins, pequenos, saborosos e irresistíveis" é um livro do LIDL que infelizmente não vi nem têm neste momento. É uma grande falha minha, eu nunca liguei aos livros que o LIDL coloca à venda, nem me dou ao trabalho de lá ir quando eles dizem, pois eu adorando ler, só devia, mas sempre pensei que nem tivessem qualidade a nível de receitas ou fotografia, ok, errei, pois este livro é muito completo a todos os níveis...Agora só tenho que fazer os verdadeiros cupcakes que já tenho um livro. Vamos à receita.

Ingredientes:
-1 vagem de baunilha
-85 g de chocolate preto
-150 g de manteiga
-160 g de farinha
-1 c. chá de fermento em pó
-160 g de açúcar
-1 pitada de sal
-5 ovos
Pré-aqueci o forno a 180ºC. Coloquei as formas de papel dentro das formas dos Munffins. Raspei o interior da vagem de baunilha. Parti o chocolate em pedaços juntei a manteiga e levei a derreter em banho-maria. Bati o açúcar com o sal e os ovos e o interior da vagem até ficar cremoso. Envolvi a farinha misturada com o fermento e mexi até humedecer todos os ingredientes. Adicionei a mistura de manteiga e chocolate e voltei e envolver bem. Deitei a mistura nas formas, mas, não até acima. Levei ao forno durante 15 minutos, no meu forno. Já sabem o teste do palito é infalível. Ao fim desse tempo retirei do forno e coloquei os bolos em cima de uma grade de rede. até arrefecer. Uns enfeitei com Buttercream e outros enfeitei com um creme branco.

Buttercream:
-250 g de manteiga sem sal, amolecida
-1 xícara de chocolate em pó
-1 pitada de sal
-2 xícaras de açúcar de confeiteiro
-1 colheres (chá) de essência de baunilha
-100 ml de de leite
-150 ml de natas
-200 g de Ovomaltine

Modo de fazer o Buttercream:
Bati a manteiga, o chocolate em pó e o sal. Até ficar bem misturado. Adicionei o açúcar em pó e bati em velocidade baixa, e juntei o leite e a baunilha. Quando o açúcar estava bem envolvido, aumentei a velocidade e bati até ficar bem misturado. Misturei as natas e o Ovomaltine separadamente. Em velocidade média adicionei a mistura anterior, e bati até que a misture fique na consistência que eu achava. Com a ajuda de um saco de pasteleiro, enfeitei os muffins/cupcakes.

Creme branco que fiz assim:
-100 g de queijo creme Philadelphia
-100 g de queijo mascarpone
-60 g de açúcar em pó
-200 ml de natas
-1 pitada de essência de baunilha
envolvi os dois cremes do queijo com o açúcar em pó, quando bem envolvido juntei a essência e as natas batidas em chantilly forte. Envolvi tudo muito bem, sem nunca bater. Depois passei esse creme para o saco pasteleiro e enfeitei os muffins/cupcakes. A filha adorou os dois, já o filho gostou muito dos que estavam cobertos com Buttercream...

Estou no Facebook aqui!

"A felicidade é aquele estado de consciência que procede da realização de nossos valores."

[Ayn Rand]