segunda-feira, abril 25, 2011

COSTELETAS À ANTIGA COM MAÇÃS E SALVA







Mais uma receita do meu Jamie Oliver, que realmente é de outra dimensão como eu digo! O filho disse logo: brutalissimo, mãe faz sempre assim as costelas... Vamos lá à receita:

Eis a minha versão de um clássico rústico inglês: carne de porco, maçãs e queijo. Excelente petisco pub! (Na minha casa não serviu de petisco e sim de jantar)

Ingredientes:
-costeletas de porco de preferência biológicas (ok, já sabem que de biológicas as minhas não têem nada) as minhas são do talho e pronto!
-sal marinho
-pimenta preta moída na altura
-azeite
-2 boas maçãs, com casca, sem caroço e cortadas em 8 gomos cada
-1 noz de manteiga
-1 mão-cheia de folhas de salva frescas
-opcional: 100 g de queijo forte, como Stilton ou taleggio (usei queijo de cabra seco)
Pré-aqueça o forno a 200ºC, fiz como o Jamie diz: coloquei as costeletas numa tábua e, com uma faca afiada, fiz cortes de 2 cm ao longo do lado gordo. Ajuda a derreter a gordura e a tornar a pele estaladiça. Polvilhe as costeletas com sal e pimenta.
Deitei uma boa dose de azeite numa frigideira quente. Coloquei cuidadosamente as costeletas e cozinhei 2 a 3 minutos de cada lado, até alourarem.
Quando as costeletas estavam quase prontas retirei-as da frigideira e coloquei-as numa assadeira untada. Numa frigideira juntei os gomos da maçã com a noz de manteiga e fritei até alourar ligeirante. Coloquei 4 gomos de maçã em cima de cada costeleta. Untei as folhas de salva com um pouco de azeite e coloquei por cima das maçãs. Coloquei um quadrado de queijo por cima de cada. Levei a assadeira ao forno até derreter o queijo e alourar.
Sugestão do Jamie: servir estas costeletas com couve com molho inglês, eu sendo uma mulher tão bem mandada (só às vezes) segui para bingo com a sugestão do chef Jamie Oliver.

Faz hoje 37 anos quando se deu o 25 De Abril! Tinha eu 15 anos! Ao fim destes anos todos, e a ouvir as canções da revolução, ui continuam atuais e com agravante de um Povo, que está todo a "XANAX"!!!