segunda-feira, abril 18, 2011

MISTURA DE ETON



Para não variar, mais uma receita do Jamie Oliver que como sabem, sou uma eterna admiradora do chef. Adoro tudo, as suas receitas, o eterno amor como cozinha e faz tudo na sua vida, o amor como fala da sua família, e como eu já tenho dito várias vezes e tenho o blog para comprovar na "quantidade" de receitas que faço : o Jamie sabe mesmo o que faz, o que esta não foi excepção...Comentário do meu provador oficial (filho): brutalissimo....

"Mistura de Eton é uma sobremesa clássica e tradicional. Mantive esta receita muito simples, usando merengues esmagados com morangos. Gosto de manter metade da fruta inteira e de esmagar o resto; isto dá-lhe um bonito sabor e pedaços de fruta agradáveis. Comer Mistura de Eton é sempre um prazer, mas se quiser dar-lhe uma aparência ainda muito especial, pode servi-la em lindos copos individuais. E uma adição agradável é algumas gotas de água de rosas..."

Ingredientes:
-1 receita de merengue
-565 ml de natas para bater
-1 vagem de baunilha golpeada no sentido do comprimento, usar só as sementes
-2 colheres de sopa cheias de açúcar fino
-250 g de morangos, sem caules e laminados
-1 colher de chá de vinagre balsâmico de boa qualidade
-opcional:1 mão-cheia de amêndoas, tostadas

Primeiro fiz a receita do merengue. Depois, bati as natas com as sementes de baunilha e uma colher de sopa do açúcar até formarem picos suaves. Não bata de mais, ou as natas engrossarão e ficarão com torrões- quer que permaneçam leves e delicados. Pegue em metade dos morangos e coloque-os numa tigela com o resto do açúcar e o vinagre balsâmico. Esmague com um garfo. Coloque o creme com sabor e a fruta esmagada no frigorífico até os merengues estarem prontos e arrefecerem.

Para servir, parta os merengues para uma tigela- pode esmagar alguns dos pedaços até ficarem em pó e deixar outros maiores. Noutra tigela, envolvi o creme de baunilha e a fruta esmagada até ficar bem misturada e depois polvilhei com o resto da fruta e voltei a envolver. Coloquei os merengues esmagados e o creme de frutas em camadas nos copos e depois polvilhei com as amêndoas laminadas e levemente torradas. Servir de seguida e "ups" deliciar-se....Brutalíssimo...

"A Páscoa não é um dia para comermos chocolates e sim para relembrarmos o exemplo daquele que morreu e ressuscitou para nos deixar a mais importante lição:- o Amor... "
 
[Caravaggio]