sexta-feira, maio 20, 2011

FRANGO COM FAVAS




A minha mãe têm uma amiga que no seu terreno cultiva uns legumes fantásticos! As primeiras favas que apanha é sempre para a minha mãe. No Tempo que o meu saudoso pai estava entre nós a minha mãe fazia para ele. Desde que ele partiu logo que chegam as favas a minha mãe com todo o carinho descasca logo, que é para a filha trazer as favas com a parte (descascar) mais chata feita! Pois a minha mãe não gosta das ditas! Só o meu pai gostava e neste caso a filha (eu) e sempre adorei favas, até cozidas com peixe, gosto. Quando a minha mãe fazia para mim e o meu pai, fazia sempre outra coisa para ela. Assim como eu muitas vezes dizia: mãe vou aí almoçar amanhã, e gostava de comer feijão frade, outro alimento que ela detesta mas o meu pai adorava, e ela fazia uma salada do dito com bacalhau para mim e o meu pai, que era de brandar aos céus.. Fazia, pois hoje já não faz nem eu lhe peço, pois é doloroso para ela. Mas desta vez resolvi fazer com frango, pois o meu filho gosta de favas, e entrecosto ou entremeada, mas, não gosta desses ingredientes juntos ok, não dá para perceber...Mas a mãe Isabel percebe e faz o que agrada aos filhos. Vamos à receita:

Ingredientes:
-favas
-frango
-1 chouriço de carne
-1 morcela
-1 farinheira
-2 tiras de entremeada
-1 cebola
-1 molho de coentros
-azeite
-2 colheres de sopa de massa de pimentão
-sal marinho
Arranjo o frango e corto aos bocados e reservo. Num tacho pico a cebola e junto o chouriço de carne às rodelas, a entremeada cortada também aos bocados com o azeite. Levo o tacho a lume sempre brando até a cebola estar translúcida. Nesse momento junto o frango com a massa de pimentão e envolvo bem, sempre em lume brando, vou juntando golinhos de água e deixar cozinhar e harmonizar sabores, tempero com o sal marinho (ter em atenção o sal da massa de pimentão). Junto um molho de coentros (devo ter uma costela alentejana) adoro coentros... E deixo cozinhar mais um pouco. Depois junto as favas e a morcela cortada às rodelas e deixo só o tempo de cozinhar as favas o que é rápido pois as ditas são muito tenras, e junto mais um molhito de coentros e a farinheira ao de cima, deixo só o tempo de cozinhar a farinheira, o que é rápido, apago o lume e tapo o tacho e deixo assentar sabores antes de servir...

P.S. Em atenção o sal dos enchidos.


Uma foto do Miradouro dos Capuchos uma zona linda com uma vista brutal, e onde tem lá uma escultura em ferro forjado com um pensamento do GRANDE Pablo Neruda. Adoro olhar para o "meu" MAR de lá! Parece, não, sinto-me no céu, pois a imagem visual é de outra dimensão...

"...Saudade é amar um passado que ainda não passou,
É recusar um presente que nos machuca,
É não ver o futuro que nos convida..."

[Pablo Neruda]