quarta-feira, maio 25, 2011

FUSILLI DE SALSICHA PARA TIPOS DUROS







Ui, já não sei o que dizer do Jamie Oliver! Ok, se calhar até sei: quero muito conhecer o Jamie, é um sonho, eu sei! Mas uma das coisas que eu adorava era estar no mesmo espaço com o Jamie a ver ele a cozinhar...Mas "como o sonho comanda a vida" eu vou continuar a sonhar, pois sonhar é querer e querer é poder e eu posso tudo o que eu quero! E tenho dito!

Este é um verdadeiro prato de massa, simples e consistente, para homens, mas as mulheres também gostam! Não tem molho, porque todo o sabor dos ingredientes adere à massa e basta. Até me atrevo a dizer que este é um dos meus 10 melhores pratos de massa! Lembrem-se de comprar as melhores salsichas. Se comprar salsichas baratas a receita não sairá bem.
Ingredientes:
-2 colheres de chá bem cheias de sementes de funcho
-2 malaguetas vermelhas desfeitas (usei 1 malagueta)
-azeite
-600 g de salsichas italianas ou Cumberland
-1 colher de sopa de orégãos secos
-1 copo de vinho branco
-raspa de sumo de 1 limão
-500 g de fusilli de boa qualidade
-sal marinho
-pimenta preta acabada de moer
-2 nozes de manteiga
-1 mão cheia de queijo parmesão acabado de ralar, mais para servir
-1 raminho de salsa fresca, folhas escolhidas e picadas

Esmague as sementes de funcho e as malaguetas num almofariz até ficarem esmagadas grosseiramente e depois reserve de lado. Aqueça um pouco de azeite numa frigideira de fundo grosso. Esprema a carne para fora da pele das salsichas e deite na frigideira, desfazendo-a com as costas de uma colher. Frite durante alguns minutos, até a carne começar a ganhar cor e a gordura começar a derreter. Depois, esmague-a de novo até parecer carne grosseiramente picada. Junte as sementes de funcho esmagadas e malaguetas e cozinhe em lume médio durante cerca de 10 minutos até a carne ficar estaladiça, alourada e levemente caramelizada.
Junte os óregãos, deite o vinho branco e deixe reduzir para metade. Junte a raspa e sumo de limão.Reduza o lume para brando enquanto coze a massa numa panela grande com água e sal. Quando a massa está al dente, escorra, reserve alguma água da cozedura e deite na frigideira com a carne da salsicha. Revista a massa com todos os sabores e junte a manteiga, o parmesão, a salsa picada e algumas colheradas da água da cozedura. Obterá assim um molho brilhante e solto. Prove e verifique temperos. Sirva imediatamente com algum parmesão ralado por cima.

P.S. As mulheres cá de casa não são tão duras, são mais delicadas, por esse motivo, só coloquei uma malagueta,(sorrisos)....

"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."

[Johann Goethe]