quarta-feira, setembro 14, 2011

RAIA DE ALHADA



Quem me segue sabe, que eu simplesmente adoro raia. raia ...Mas como só eu é que gosto: nunca faço! Numa das minhas idas à MAKRO passo pelo peixe fresco, o que eu vi? Pois, raia fresquinha e muito "viscosa" como se pretende. Resolvi trazer uma raia e fazer uma receita da Maria Odete Cortes Valente, que quando li a receita, fiquei curiosa. Vamos à receita.


Ingredientes:
-raia (fiz com uma devidamente arranjada e raspada, para retirar toda a viscosidade, depois lavei)
-8 dentes de alho com casca e esmurrados
-azeite virgem extra
-couve lombarda
-batatas
-sal marinho
-orégãos frescos e secos "facultativo"(eu compro aqueles molhinhos, que aquelas pessoas de idade estão a vender perto do meu Mercado, não gosto de todo, dos saquinhos ou frascos que se vendem dos ditos)
Coloquei um tacho ao lume com água e sal marinho, com a couve lombarda previamente cortada e lavada. Quando começa a ferver a dita ao fim de pouco Tempo junto as batatas descascadas e cortadas ao meio. Quando coloquei o tacho ao lume com a (couve) coloquei outro tacho com os alhos e azeite. Coloquei a raia e polvilhei com sal marinho. Tapei e levei ao lume. Quando o azeite começou a ferver, baixei o lume para o mínimo e deixei cozinhar. Durante a cozedura fui virando as postas com cuidado para cozinharem de ambos os lados e não se desfazerem. Quando pronto empratei, coloquei batatas, couve lombarda e uma posta de raia, reguei com o azeite da cozedura da mesma e polvilhei com os orégãos. Comentário do meu provador oficial (filho):- uhmmm, não me agrada mãe, mas comeu tudo. Mas não me posso esquecer que não é apreciador do peixito...(Sorrisos) agora o comentário da Isabel: brutalíssimo...

Estou no Facebook aqui!

"Disse a flor para o pequeno príncipe: é preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas."

[Antoine de Saint-Exupéry]