quarta-feira, outubro 05, 2011

SARDINHAS RECHEADAS, ENROLADAS E ASSADAS COM PINHÕES E ERVAS FRESCAS


"Mais uma receita do "meu" Jamie Oliver como muito bem ele diz: com classe (!)"

"SARDINHAS FRESCAS"
As sardinhas frescas são muito especiais. Têm um excelente sabor, são económicas e muito nutritivas. São subestimadas. As sardinhas inteiras grelhadas ou assadas são lindas, mas vou dar-lhes uma receita algo diferente e com classe, sendo que o recheio é parecido com panzanella. Quando comprar, opte sempre por sardinhas brilhantes, com olhos vidrados e cheiro agradável.


"PREPARAÇÃO"
Raspe as escamas do peixe com uma faca (tente não cortar a pele). Corte-lhes as cabeças, abra-lhes a barriga e retire as entranhas sob água fria corrente. Abra as sardinhas como um livro, pressione e espalme os lados com os polegares. Retire a espinha da cabeça até ao rabo.

Ingredientes:
-4 tomates chucha
-12 sardinhas grandes, preparadas
-raspa e sumo de limão
-sal e pimenta-preta acabada de moer
-1 cebola média, descascada e picada finamente
-4 colheres de (sopa) de azeite
-1 dente de alho
-1 bolbo de funcho, aparado e picado finamente, guardando a rama (não usei)
-1 pimentão-vermelho pequeno, triturado
-1 mancheia de manjericão fresco, picado finamente
-1 mancheia de salsa fresca, picada finamente
-3 mancheias de pão esfarelado finamente (equivalente a 6 fatias de pão)(usei a 1-2-3)
-1 mancheia de pinhões
-azeite virgem extra para regar

Golpei os tomates e escalde-os em água a ferver. Retire a pele, as sementes e pique finamente. Coloque as sardinhas num prato e polvilhe com raspa de limão fina, depois esprema o sumo de limão por cima. Tempere levemente com sal e pimenta-preta moída na hora. Aqueça lentamente a cebola em azeite com uma pitada de sal numa frigideira de fundo espesso. Passados cerca de 3 minutos, junte o alho e cozinhe sem deixar ganhar cor durante noutro minuto. Junte o funcho (não usei) e cozinhe durante mais um minuto, para amolecer o funcho, depois transfira os conteúdos da frigideira para uma tigela e deixe arrefecer. Junte os tomates, os pimentões, as ervas aromáticas e o pão esfarelado e mexa.

Deite um pouco da mistura no fundo de um prato de barro untado com azeite onde colocará os filetes enrolados, e, depois, deite um pouco mais da mistura em cada filete e enrole. Coloque no prato, polvilhe com a restante mistura de ervas aromáticas, os pinhões e regue com azeite e asse em forno quente (temperatura máxima) durante 8 a 10 minutos. Ideal para o almoço, jantar e/ou como petisco.

Nota: o "meu" Jamie Oliver, sabe, quando diz que são umas sardinhas «chiques» até os meus filhos comeram, e eles não gostam mesmo de sardinhas. Comentário do meu provador oficial (filho): brutalíssimo... Agora o meu comentário, uma eterna "apaixonada" por sardinhas sejam elas feitas de que maneira forem: super brutalíssimo....

P.S. Na receita achei estranho o reservar a cebola, mas no fim de executar a receita, vi que fez todo o sentido. Apesar do Jamie ter-se esquecido quando se devia juntar a dita à receita, eu com a minha experiência: juntei no fim e foi mesmo só a envolver. Servi numa telha, eu ao ler a receita pensei: o retirar as espinhas a sardinha vai sair "amassada", ok, mentira fiz o trabalho na perfeição e não custa nada fazer o dito(!) além que adoro arranjar o peixe, mas quem não goste, pode pedir à peixeira para o fazer, mas deixar sempre os rabos para quando enrolar deixar o dito para cima o que dá aquele (estilo)...

Estou no Facebook aqui!

"Fico triste quando alguém me ofende, mas, concerteza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!"

[Chico Xavier]