segunda-feira, novembro 21, 2011

RANCHO À MINHA MODA





O filho ia partir para fora de Portugal, a mãe (eu) pensei em fazer um dos pratos preferidos do filho (cozido à portuguesa). Ok, mas como sabem o meu faço o fingido, pois só coloco mesmo os ingredientes que os filhos gostam! Mas, é um prato, que mesmo que façamos em pouca quantidade, sobra sempre. A Isabel deitar fora nunca! Tudo se aproveita, e não é por estarmos em crise e sim porque foi algo que a minha mãe me passou! Para mim é um "crime" deitar comida fora ou deixar estragar, quando há tantas pessoas/crianças a passar fome. Resolvi cortar as carnes em cubos, o chouriço de carne às rodelas, a couve portuguesa esfarripei. Num tacho piquei uma cebola, cenoura descascada e cortada às rodelas e o chouriço de carne(do cozido) também cortado. Juntei azeite e levei a lume brando, até a cebola ficar translúcida. Nessa altura juntei uma colher de sobremesa de colorau e deixei misturar sabores, juntei a carne e envolvi muito bem. Depois foi juntar o conteúdo de uma lata de grão cozido (não tinha congelado e não me apetecia estar a cozer), a couve portuguesa e deixei harmonizar sempre em lume brando. Coei a água do cozido e juntei ao preparado anterior, a que achei necessária para cozer a massa. Quando começou a ferver juntei a massa e envolvi muito bem! Retifiquei o sal! Para mim não utilizei mais sal além do que utilizei no cozido, pois é mais que suficiente, além que utilizei a própria água do (cozido). Eu digo: Rancho à minha moda, pois sei perfeitamente que não é esta a verdadeira receita, pois eu tenho a verdadeira em vários livros de cozinha. Mas neste caso não foi fazer um prato e sim aproveitar os restos de ingredientes que eu tinha. Comentário do filho: brutalíssimo...

P.S. Mais uma vez fui convidada para um desafio!

O Desafio para Cozinhar, no qual podes ganhar uma viagem à China na companhia do nosso Chef favorito, o Chakall. Para concorrer precisas apenas de aceder à aplicação "Desafio" e submeter uma receita sustentável, que contenha ingredientes vermelhos e muita criatividade.

E o Desafio faz uma promessa, uma parceria com a Cabra Palhais, cujo prémio é um frigorifico topo de gama da marca TEKA. Faz um vídeo divertido e envia-nos a tua promessa mais louca! Surpreende-nos.

Queremos fazer deste desafio, O MAIOR DESAFIO DE COZINHA DE SEMPRE. Para isso contamos com a tua participação e esperamos que nos ajudes a divulgar esta acção no teu blog distinguido como embaixador do DESAFIO TEKA

Aceitas o desafio?


Claro, que não(!) Mais uma vez eu recusei, como já tinha recusado o anterior. Não tenho nada contra a TEKA pois é uma marca que gosto, nem contra a Cabra Palhais, pois já aceitei um convite da mesma e adoro mesmo os produtos. Mas como disse anteriormente não gosto do (chef) CHAKALL, mesmo! Então nunca ia fazer nada que fosse contra os meus princípios que muito prezo! Ser eu mesma...!

"Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário."

[Steve Jobs]