segunda-feira, novembro 21, 2011

RANCHO À MINHA MODA




O filho ia partir para fora de Portugal, a mãe (eu) pensei em fazer um dos pratos preferidos do filho (cozido à portuguesa). Ok, mas como sabem o meu faço o fingido, pois só coloco mesmo os ingredientes que os filhos gostam! Mas, é um prato, que mesmo que façamos em pouca quantidade, sobra sempre. A Isabel deitar fora nunca! Tudo se aproveita, e não é por estarmos em crise e sim porque foi algo que a minha mãe me passou! Para mim é um "crime" deitar comida fora ou deixar estragar, quando há tantas pessoas/crianças a passar fome. Resolvi cortar as carnes em cubos, o chouriço de carne às rodelas, a couve portuguesa esfarripei. Num tacho piquei uma cebola, cenoura descascada e cortada às rodelas e o chouriço de carne(do cozido) também cortado. Juntei azeite e levei a lume brando, até a cebola ficar translúcida. Nessa altura juntei uma colher de sobremesa de colorau e deixei misturar sabores, juntei a carne e envolvi muito bem. Depois foi juntar o conteúdo de uma lata de grão cozido (não tinha congelado e não me apetecia estar a cozer), a couve portuguesa e deixei harmonizar sempre em lume brando. Coei a água do cozido e juntei ao preparado anterior, a que achei necessária para cozer a massa. Quando começou a ferver juntei a massa e envolvi muito bem! Retifiquei o sal! Para mim não utilizei mais sal além do que utilizei no cozido, pois é mais que suficiente, além que utilizei a própria água do (cozido). Eu digo: Rancho à minha moda, pois sei perfeitamente que não é esta a verdadeira receita, pois eu tenho a verdadeira em vários livros de cozinha. Mas neste caso não foi fazer um prato e sim aproveitar os restos de ingredientes que eu tinha. Comentário do filho: brutalíssimo.



"Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário."

[Steve Jobs]