quarta-feira, janeiro 04, 2012

PORTUGAL À MESA



Este livro [Portugal à Mesa de Júlio Roberto] uma edição do Ano 1977 encontrei junto dos pertences do meu pai. Nunca o tinha visto. Mas a arrumar os pertences dos meus pais encontrei também o [Manual de Instrução Cívica do Cidadão Português] onde fiquei muito curiosa logo para ler o primeiro livro, onde começa logo com uma dedicatória.

"À memória do Professor Josué de Castro, brasileiro ilustre e amigo inesquecível, que legou ao nosso mundo o maior exemplo da luta contra a fome."
                                                           
                                                                         J.R. C

Li o livro [Portugal à Mesa de Júlio Roberto] o que digo? Simplesmente: adorei. Não vou falar do livro, além que quem o tenha, sabe o que vou dizer: apesar de ser um livro editado no ano de 1977 é um livro actual, em relação ao que o nosso Pais está a passar... vou transcrever uns provérbios e não só que está escrito no livro, ok? Não vou falar do livro, pois ao falar do dito tinha que entrar na Política o que sinceramente acho "que cada macaco no seu galho" exacto, não sou politica, não tenho pretensão a se-lo e acho que a politica é mesmo para os próprios, estou cansada de ler tanta conversa de pessoal que têm a mania que são políticos, e depois só sabem é falar. Ou seja, vou ficar por aqui.

        Os ricos dão pelo pão a fazenda
        Os pobres dão pelo pão o trabalho
        Os de espírito baixo dão pelo pão a honra
        E os de nenhum espírito dão pelo pão a alma
        E ninguém há que não dê ao pão
        E pelo pão o seu cuidado

                                         Padre António Vieira

       
      A fome e o amor
      constituem o germe
      de toda a história
      da humanidade

                        Buda

      Se vires um homem, com fome
      à beira rio,
      não lhe dês um peixe,
      ensina-o a pescar...

                           [Provérbio]

      Pela boca morre
      o peixe....
      e o homem

                          [Provérbio]

    Só a política séria,
    inspirada num profundo
    amor e conhecimento
    da natureza humana,
    é ponto de partida
    para grandes soluções.

                            J.R.

   É preciso superarmos
   as ilusões sobre
   a nossa condição,
   para obtermos uma condição
   que não precise de ilusões

                           Karl Marx

Agora vou colocar algumas das muitas  fotos que tirei no dia 29 de Dezembro, quando fui levar o meu filho ao Aeroporto às 6,30 h, depois de o deixar tinha que ir ao Princípe Real tratar de um assunto dos meus saudosos pais. Ok, a Isabel coloca a morada no GPS e lá vou eu ouvindo, a 300 metros vire à esquerda, depois siga em frente, etc,etc. Claro, devido à hora passado 20 minutos estava o (GPS) a dizer: chegou ao seu destino, e estava à porta do edificio. Pois eu tinha colocado o nº do dito, onde por sorte havia um lugar para estacionar, e só se começava a pagar parquímetro a partir das 9h a Isabel saiu, e fui passear até ao Miradouro de São Pedro de Alcantara, simplesmente o silêncio da hora e luminosidade é qualquer coisa de outra dimensão a minha linda Lisboa. O Nascer do Sol cumprimentou-me ao qual eu agradeci e dei-lhe os Bons Dias também! Pois eu sei, sou muito diferente da maioria das mulheres, mas estas imagens tiram-me do sério, fico em êxtase.

A minha Lisboa linda.
 

O Nascer do Sol a Cumprimentar-me

Sempre a acompanhar-me!
 

 Obrigada Sol (Natureza) por me presenteares com esta imagem que me deixa em êxtase...

Pois...O estragarem ou grafitarem o que é Património acho uma atitude de muito mau tom!

Quando era criança o que que eu gostava de ver Lisboa por aqui.

O que eu andei em criança no elevador da Glória e gostava, e continuo achar uma pequena maravilha que temos.


"CONFIE SEMPRE"


Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda Que Os Teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima De ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera Com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança Em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação Da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.

[Chico Xavier]