terça-feira, fevereiro 28, 2012

DOCE DE TANGERINAS DA [ROSARINHO]


Recebi há um mês, um e-mail da Rosarinho a dizer que era/é uma seguidora do meu blog. A graça, foi que sendo minha seguidora estivemos nos mesmos sitíos, onde o irmão da Rosarinho era meu dentista, no tempo que vivi na Amadora. E foi neste poste, que a Rosarinho se apercebeu que conheciamos as mesmas pessoas e convivemos no mesmo sitio. Entretando começamos na troca de e-mails, depois passamos para amigas de Facebook, e neste momento posso dizer: temos uma amizade muito bonita além que gostos em comum! A Rosarinho mora na vila de Sto. Amaro de Oeiras. Numa das mensagens a Rosarinho pergunta-me: se eu tinha alguma receita de doce de tangerinas?Pois tinha ido o fim de semana para Santarém, onde tem lá casa, e trouxe uma "catrefa" de tangerinas, Ok, nunca fiz doce de tangerina, mas fui fazer uma pesquisa nos meus (muitos) livros de cozinha e descobri uma, que pela sua simplicidade achei que devia ser deliciosa. Enviei, mas disse logo à Rosarinho: se fizeres e for bom tira uma foto e envias-me, para eu colocar no blog! A Rosarinho como é uma querida, assim fez, além que me disse as alterações que tinha feito no doce. As quantidades, utilizou as da receita.

 Doce de Tangerina:

-2 kg de gomos de tangerina(sem caroços, peles e fios brancos)
-1,300 g de açúcar
-300 ml de sumo de laranja
 
Numa panela, coloque os gomos de tangerina, o açúcar e o sumo de laranja.
Mexa e leve ao lume (brando) durante 1 hora e 10 minutos.
Coloque a tampa por cima sem tapar totalmente a panela, para não deitar fora.
Mexa de vez em quando. Quando o ponto está de estrada, está pronto o doce
Apague o lume e deixe arrefecer. Depois do doce frio, colocar em frascos esterlizados

Nota: agora vou colocar a mensagem que a Rosarinho enviou claro, com a sua devida autorização, e a foto é da autoria da minha amiga Rosarinho!

Simplesmente fantástico a compota de tangerina...
Isabel, hoje resolvi deitar mãos às ditas tangerinas e o resultado foi óptimo, aliás vindo da Isabel tudo sai bem (sorrisos)

Fiz umas pequenas alterações:( mas como te disse sou um bocadinho... despachada e aquilo de descascar  gomo a gomo...) Descasquei as tangerinas, cortei-as ao meio, retirei os caroços e as partes brancas e fui separando em grupos de 3 meios gomos(?), juntei o açúcar o sumo da laranja e levei ao lume brando a dita hora (mexendo de vez enquanto). Depois retirei com a escomadeira algum caroçito que tinha teimado em ficar. Como achei que lhe faltava homogeneidade triturei grosseiramente, voltou ao lume e voilá.... brutalissimo (como diz o teu provador, o filhote)

Ah! juntei uma casca de limão (grandinha) enquanto apurava. Claro que retirei no final e antes de dar a tal trituradela...

Conforme pedido aqui vão as fotos, em nada parecidas com as da Isabel, pois nem a máquina nem o talento se podem comparar (sorrisos)

Um bj grande pela tua disponibilidade e simpatia!

P.S. Primeiro Rosarinho, para primeira vez a foto está de uma "expert" ficou fantástica, segundo, eu também não sou profissional, sou uma simples curiosa, pois nem amadora me considero, talvez vá investir, num curso de fotografia, pois o blog despertou em mim a paixão pela fotografia. Agora Rosarinho, o que queres que te diga? Além de muito obrigada pelo teu primeiro e-mail, que nos fez relembrar tempos da nossa juventude e tornar uma amizade bonita. Muito obrigada querida, e mais uma vez comprovei. Bem dito o dia, que me fez ir para a blogosfera, partilhar um pouco do que sei! "Cozinhar" pois tenho encontrado pessoas, fantásticas, algumas conheço, outras espero vir a conhecer muito em breve! Um Bem-Haja para todos/as que me presenteiam com o vosso carinho diariamente...por isso nunca me canso de dizer: tudo o que façamos com amor de coração ( não só da boca para fora) merece a pena na vida! Sinto-me uma pessoa "milionária" de carinhos que recebo de todos/as vós! Fiquem bem!

Notas: quem quiser ver a zona de Oeiras carregue aqui!

Estou aqui no Facebook!

"O destino decide quem entra na minha vida. Minha atitude decide quem fica."


[Martha Medeiros]