sábado, fevereiro 11, 2012

PÃO DE NOZES, PERA E QUEIJO [DO ALEXANDRE]


Esta receita é do meu amigo Alexandre, que quem me segue, sabe a Paixão comum que temos os dois pela cozinha. Aliás foi mesmo através dessa dita que nos conhecemos. Todas as receitas que o Alexandre me passou, foram fantásticas, e esta não podia ser excepção. No dia do meu aniversário mesmo o Alexandre estando no Peru, teve o cuidado de mandar uma mensagem com um presente que guardou para este dia, como ele diz! Esta receita de pão, e que melhor presente podia eu ter que uma receita que logo antes de partir para bingo (cozinha) já eu sei de fonte segura que é sempre sucesso...é um pão que apesar de levar peras, o sabor que predomina é mesmo o queijo!

Alexandre o que queres que diga? Além que o pão é fantástico e só te digo: muito obrigada!

Notas: Alexandre ao passares a receita esqueceste a quantidade de farinha, ok, não te ia ligar por esse pormenor, segui com a minha "alguma" experiência e coloquei 300 g de farinha. Saiu uma maravilha.

Agora quem quiser seguir a revista TODO O TERRENO no Facebook é só clicar (gosto),ok?

Comece por untar uma forma de...pão de forma. O ideal mesmo é usar um truque que eu faço: unto a forma com manteiga e coloco-a no frigorífico. Passados uns minutos, volto a untar ligeiramente com manteiga e então coloco a farinha. Assim, garanto mais facilmente que a forma fica correctamente untada.

Vamos precisar de:



Ingredientes:
-1 Pera grande, ou duas pequenas, cortada em pequenos cubos.
-125g de Queijo Roquefort ou um queijo azul, desses com muito bolor.(Usei Roquefort)
-100g de Queijo da Ilha ralado (os sacos que vendem no Pingo Doce, por exemplo, são perfeitos...)(usei os que se vendem no LIDL)
-60g de nozes, picadas, mas não desfeitas.
-3 Ovos inteiros
-1dl de Leite, preferência Gordo
-6 Colheres de Sopa de Azeite Extra Virgem
-1 Colher de Chá de Sal Marinho
-1 Colher de Chá de Fermento Royal ou similar

Depois, vamos começar por...

Misturar a farinha com o sal e o fermento, acrescentando depois a pêra cortada em cubos pequenos e as nozes.

Numa tigela à parte, misturar o leite com os ovos e o azeite. Depois, acrescentar o queijo Roquefort ou azul desfeito em bocadinhos e ainda o queijo de vaca ralado. Quando estiver tudo bem misturado, verter nesta tigela a farinha com o sal e o fermento e envolver tudo até ficar uma massa homogénea.

Vai ao forno a 180 graus, a meio, durante 30 a 40 minutos, dependendo do forno que cada um tenha. Verificar o ponto de cozedura como para um bolo normal, esperando a ponta de uma faca ou um palito. Deixar arrefecer antes de desenformar e bom lanche! É óptimo para um lanche, ou para um piquenique, ou como entrada, acompanhado por algo bem salgado...

P.S. No meu forno foi 35 minutos.

"A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe."

[Jean Cocteau]