quarta-feira, fevereiro 15, 2012

PERU NO FORNO COM BATATAS E TOMILHO


 Um peru simples e fantástico! Tenho várias receitas de (peru) no blog, mas esta pela sua (simplicidade) merece destaque, pois é fantástico. Vamos à receita.

Ingredientes:
-peru (perna)
-tomilho fresco
-1 cabeça de alhos descascados e picados
-1 colher de (sobremesa) com colorau
-sal marinho
-azeite
-vinho branco (usei champanhe)

 No meu adorado Almofariz, coloquei os alhos picados,colorau, uma mão-cheia de tomilho esfarelado as "folhas",sal, e uma colher de sopa de azeite. Moí até fazer uma pasta onde barrei os bocados de peru. Reguei com um fio de azeite e borrifei com o champanhe. Levei ao forno a 180ºC, onde fui regando ao longo do tempo da cozedura. Servi com umas batatas Primor descascadas que coloquei num tabuleiro, salpiquei com um pouco de sal marinho, umas folhas de tomilho, reguei com um fio de azeite e borrifei com champanhe. Foi ao forno a 180ºC, fui regando sempre com o molho. Comentário do meu provador oficial (filho): brutalíssimo...

Notas: eu ao regar com champanhe, não pensem que a Isabel "surtou" só que tinha na véspera aberto uma garrafa do dito, e pela qualidade dele "excelente" não ia perder nem deitar fora, por isso usei o dito, e como já usei em rissotos, que ficou excelentes, no peru não devia ser muito diferente, ao qual não me enganei.

"Saiba que seu destino é traçado pelos seus próprios pensamentos, e não por alguma força que venha de fora. O seu pensamento é a planta concebida por um arquitecto para construir um edifício denominado prosperidade. Você deve tornar o seu pensamento mais elevado, mais belo e mais próspero"


[Martin Luther King]