segunda-feira, março 12, 2012

FILETES DE PEIXE ESPADA PRETO, COM LEGUMES CHINESES EM PAPELOTE



Quando faço a minha visita à MAKRO nunca deixo de trazer peixe espada preto em filetes. As senhoras que estão na peixaria são de uma simpatia, o que infelizmente cada vez é mais raro ver. Fazem o favor de me arranjar sempre um em filetes. Eu sei que é o trabalho delas, mas quando as pessoas estão a fazer o seu trabalho com um sorriso nos lábios, é muito gratificante, pelo menos para mim. Gosto de comprar o peixe espada lá, pois além de serem grandes são gorditos (grossos) o que me faz lembrar quando começou a aparecer o dito em Portugal, não tenho a certeza no ano, mas penso que terá sido lá para o ano de 1989/1990, lembro-me que fui às compras ao Jumbo de Alfragide, e vi pela primeira vez. Era, (digo bem, era) muito barato! Ok, desconfiei, mas curiosa como eu sempre fui, comprei! Cheguei a casa raspei a pele e grelhei, para o almoço, pois os meus filhos apesar de nunca terem sido apreciadores de peixe, o único peixe que comiam com gosto era peixe espada grelhado. Fiz, além que era/é um peixe muito branquinho e continuamos a gostar e muito, mesmo. Não é a primeira vez que faço os filetes sem serem fritos, aliás tenho no blog no forno. Vamos lá à receita.

Primeiro: temperei os filetes com sal marinho, alho picado, louro, pimenta preta moída na altura e sumo de laranja. (Pode ser com limão, mas apeteceu-me um sabor deferente). Deixei tomar o gosto durante 2 horas.

Saltei no WOK com um fiozinho de azeite o conteúdo de um saco de mistura chinesa (congelada) e um alho francês devidamente lavado cortado às rodelas. Temperei com flor de sal e pimenta preta moída na altura.
Depois cortei folha de alumínio, e coloquei os legumes, por cima coloquei os filetes, escorridos  sem o louro e alho! Polvilhei com umas folhas de tomilho fresco e fechei muito bem os papelotes. Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 15 minutos o tempo de cozer um talharim para acompanhar!  Não coloquei gordura, pois este peixe é um peixe gordo, com os sucos dos legumes que se misturaram com os do peixe, saiu um conjunto de sabores mais que perfeito! Comentário do meu provador oficial (filho): brutalíssimo....

"Não sei como o mundo me vê, mas eu me sinto como um garoto brincando na praia, contente em achar aqui e ali, uma pedra mais lisa ou uma concha mais bonita, mas tendo sempre diante de mim, ainda por descobrir, "O grande oceano de verdades"

[Isaac Newton]