quarta-feira, março 21, 2012

SOPA DE TOMATE À ITALIANA



Esta sopa simplesmente divina retirei do meu livro "Cozinha rápida da Vaqueiro". Um livro que me foi oferecido, num desafio que ganhei! Vamos à receita.

Ingredientes:
-1 fatia de abóbora (300g)
-500g tomate maduro (ou uma lata de tomate em pedaços) usei tomate maduro
-1 cebola picada
-3 dentes de alho
-Vaqueiro com azeite (usei azeite, que me perdoe a Vaqueiro, mas é a gordura que eu uso)
- mais ou menos 1 l de água
-100 g de massa miúda (conchas ou cotovelos)
-sal (marinho)
-folhas de manjericão (fresco)

Deite a cebola picada e os dentes de alhos esmagados numa panela: junte um bom naco de Vaqueiro com azeite(usei 1 dl de azeite) e leve ao lume.
Entretanto, e no caso de optar por tomate fresco, escalde-os com água a ferver e tire-lhe a pele e as grainhas (deixei as grainhas). Junte-o à cebola e alho.
Tire a casca à abóbora, corte-a em bocados e deite também na panela. Tape e deixe suar cerca de 10 minutos. Reduza a puré com a varinha mágica e regue com a água a ferver. Logo que retome fervura, junte a massa, tempere com sal e deixe cozer mais 10 minutos.
Se tiver manjericão fresco, lave e pique umas quantas folhas e junte à sopa um pouco antes da massa estar cozida. Caso contrário, polvilhar com uma pitada de manjericão seco, oregãos ou outra erva aromática do seu agrado. Comentário do meu provador oficial (filho): brutalíssimo...

Nota: eu coloquei folhas de manjericão, pois tenho a minha pequena horta na varanda com ervas aromáticas.

Estou no Facebook aqui!

"Quando uma porta se fecha outra se abre; mas nós quase sempre olhamos tanto e de maneira tão arrependida para a que se fechou, que não vemos aquelas que foram abertas para nós."

[Alexander Graham Bell]

Grande verdade! Como muito a minha avó dizia:"fecha-se uma porta abre-se uma janela." Eu então digo:" fecha-se uma porta abre-se uma caixa de bombons", é preciso é estarmos atentos aos sinais...