segunda-feira, maio 07, 2012

PEITOS DE FRANGO RECHEADO COM CHÈVRE SOBRE MAÇÃ CARAMELIZADA



Como informei aqui! Logo que começasse a fazer as receitas depois partilharia com os meus seguidores! Já fiz as 6 receitas, mas claro, não esperem que poste seguidas ok? Comentário do meu provador oficial (filho): brutalíssimo... vamos à receita:

Ingredientes:
-4 peitos de frango (usei 3)
-sal (marinho)
-pimenta preta de moinho
-80 g de queijo Chèvre (usei 60 g)
-30 ml+30ml de Vaqueiro líquida (usei azeite e manteiga, que me perdoe a Vaqueiro)
-2 colheres de (sopa) de mel
-vinagre balsâmico
-4 maçãs (peros) Golden médios (usei 3 grandes)
-1 colher de (sopa) de açúcar
-canela em pó
-80 g de coentros em folhas
-150 g de agrião
-azeite
-miolo de noz (não usei, em causa está o meu filho, não se dar com as ditas, e como no curso também não utilizamos)
1. Ligue o forno a 180ºC.
2. Tempere os peitos de frango com sal e pimenta moída na altura.
3. Com uma faca estreita, perfure cada peito de frango de um lado ao outro (sem furar no final) e introduza o queijo Chèvre, de modo a rechear a carne. Repita o processo para todos os peitos de frango.
4. Aqueça 30 ml de Vaqueiro líquida (usei azeite) numa frigideira, aloure (sele) os peitos de frango de ambos os lados, regue com mel, deixe caramelizar ligeiramente e borrife com vinagre balsâmico.  Coloque os peitos num tabuleiro e leve ao forno 15 a 20 minutos.
5. Lave as maçãs (peros), corte-as em rodelas grossas, e retire-lhes o caroço (eu fiz ao contrário, primeiro retirei o caroço e depois cortei)
6. Deite a restante Vaqueiro (usei manteiga) numa frigideira antiaderente e deixe aquecer bem. Introduza as rodelas de maçãs (peros), aloure-as bem de ambos os lados, polvilhe com açúcar e deixe caramelizar um pouco. Polvilhe com uma pitada de canela em pó e retire do lume.
7. Numa taça misture as folhas de coentros e de agrião, tempere-as com azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta moída e misture bem.
8.Corte os peitos de frango em fatias, coloque-os sobre as rodelas de maçã, salpique com nozes (não usei) grosseiramente picadas e acompanhe com a salada preparada.

Notas: o queijo Chèvre tem que estar congelado, e retirar um pouco antes de usar! Foi a dica que o Chefe Pedro Marques deu, se não, quando usamos o queijo para rechear-se os peitos, o mesmo desfaz-se e fica agarrado nas mãos.)

P.S. Com o molho que se formou no tabuleiro, não desperdicei, reguei os peitos, e coloquei um pouco de agrião por cima, mas foi para dar aquele "tcham" como o Chefe disse...:) servi com a salada à parte.

Estou no Facebook aqui!

"É melhor empregarmos o nosso espírito em suportar os infortúnios que nos acontecem do que em prever os que nos podem acontecer."

[François La Rochefoucauld]